segunda-feira, 21 de abril de 2014

TOP 5: As fraquezas mais ridículas dos super-heróis

É óbvio: todo super-herói tem que ter um ponto fraco pra dar um pouco de graça. Não dá pra deixa-los fazer o que bem entendem sem limitação nenhuma, senão o perigo acabaria em 5 minutos e os gibis teriam 4 páginas. Mas alguns heróis têm fraquezas tão sem-noção que parece que os escritores estavam sem idéias e pensaram: “Ah, vai isso mesmo, parece legal.”. Bom, algumas não são tão legais assim...

5º Lugar: MULHER-MARAVILHA (ter as mãos amarradas por um homem)             
A Mulher-Maravilha, além de ser a única coisa que não deixa a Liga da Justiça virar o Clube do Bolinha, foi além dos quadrinhos e virou um símbolo contra o feminismo. Sempre foi mostrada como uma guerreira fodona que não leva desaforo pra casa e, ao contrário do Batman, não tem medo de quebrar o pescoço de alguém quando é preciso.
Por que você acha que a maioria dos vilões da DC vai pra Gotham ou Metrópolis? Medo de chegar perto da linda Mulher-Maravilha.
A fraqueza ridícula:
Quando a Mulher-Maravilha foi criada, ela era o contrário de tudo isso que você leu. Seu criador, William Moulton Marston, era defensor do feminismo, mas em relação a isso pareceu acreditar que escravidão era a chave pra um relacionamento saudável. Todos os poderes da Mulher-Maravilha são anulados se suas mãos estiverem amarradas por um homem.  
Issaí, só funciona se um homem faz isso. Mas sua única fraqueza é também a única coisa que a controla: "Se Pulseiras de Submissão da Mulher Maravilha forem quebradas, ela ficará com uma raiva incontrolável".
Isso não foi só nos anos 40, as mesmas fraquezas ridículas continuaram sendo usadas até o final dos anos 70, quando o seriado dela estava no ar: 
Só nos anos 80 que a DC Comics começou a ignorar toda essa papagaiada. Mas a gente ainda tem 40 anos de material pra tirar sarro.  

4º lugar: THOR (ficar longe do martelo por 60 segundos)
Se Mulher Maravilha é sobre feminismo, Thor é sobre como é maravilhoso ter um pênis. É idiotice não admitir a natureza fálica do martelo de Thor. Ele até deu um apelido pra ele (Mjolnir) e costuma ficar mostrando para as damas. 
Com sua superforça, vôo e controle de raios, Thor é um dos mais poderosos heróis. Todos esses poderes são derivados de seu enorme martelo-pênis ... já dá pra ver onde isso vai dar.
A fraqueza ridícula:
Como explicado nas primeiras histórias, se Thor solta o martelo por mais de um minuto, ele perde seu status de deus e se torna humano, enquanto o martelo vira uma bengala.
Pra piorar a situação, a identidade secreta dele é aleijado e magrelo. Pense nisso: Thor é um herói poderosão, mas ele não consegue dormir sem segurar firmemente o martelo debaixo das cobertas (olha as semelhanças com pênis aí). Mas isso não vem ao caso. Essa fraqueza não seria um problema se o método principal de combate ao crime de Thor não consistisse em jogar o martelo longe.
Tem certeza que é uma boa idéia?
Normalmente Mjolnir volta sozinho, mas a única coisa que seus inimigos têm que fazer é impedir que isso ocorra pra ferrar Thor de vez. E isso já aconteceu mais vezes do que você pensa.  
Uma vez ele caiu debaixo de um carro, fazendo ele ter que rolar na lama pra recuperá-lo
Ah, fora que se alguém pegar o martelo, enquanto Thor está correndo para alcançá-lo, se o outro "for digno", ganha todos os seus poderes. Hoje, a risível limitação de 60 segundos foi removida de Thor através de magias complexas.

3º lugar: VENOM (pequenas quantidades de fogo)  
Venom é um dos vilões mais mortais e mais aterrorizantes dos quadrinhos. Se os poderes do Homem-Aranha representam Peter Parker chegando à puberdade, Venom representa Peter viciando em drogas e ficando doidão.
Venom apareceu como o poderoso traje preto do Homem-Aranha, mas sabemos que era um alienígena simbionte. O Aranha não "usa" o Venom há uns 20 anos, mas deve se limpar quase todo dia depois daquela confusão. Então, como você faz pra parar um assassino impiedoso que sabe tudo sobre você, está quase sempre mancomunado com seus piores inimigos e te odeia como se fosse uma amante desprezada?
A fraqueza ridícula:
Com fogo. (Ah, André, fogo é ridículo onde????) Bom, não tô falando de lança-chamas. Tô falando de fósforos. Segundo o site da Marvel, Venom é “extremamente vulnerável ao calor” (e também ruídos altos), e eles não estão brincando. Dá uma olhada em uma vez que Venom estava prestes a matar o Homem-Aranha ... 
... apenas pra um cara qualquer salvá-lo com um isqueiro. Sorte do Venom que ele não tinha também um berrante.
 Venom enlouquece de terror e pula fora do corpo de seu hospedeiro. Por causa de um isqueiro de 1 dólar. Por que o Aranha não carrega um com ele?  
Vamos imaginar então: o cara “vestindo” o Venom deve ter cuidado em todos os momentos, por isso cozinhar num fogão é impossível, só no micro-ondas. O 4 de Julho deve ser aterrorizante, com ele mantendo distância de qualquer grupo de crianças de 8 anos com bombinhas. Até os outros vilões do Homem-Aranha tiram sarro dele por causa disso. 


2º lugar: PODEROSA (objetos naturais)
Poderosa é uma das super-heroínas favoritas da DC. Ela é conhecida por sua personalidade forte e liderança, chaves para a sua popularidade.
À direita: personalidade forte; à esquerda: liderança
Seus poderes são mais ou menos os mesmos que os do Super-Homem, menos à vulnerabilidade a kriptonita (já que ela vem de uma versão diferente do planeta Krypton). Os escritores têm que dar um jeito de equilibrar as coisas, certo?
A fraqueza ridícula:
Na verdade, eles acabaram foi fazendo uma burrada: uma fraqueza pra “objetos naturais”. Mas que que isso?? Hããã ... mais ou menos isso...
Temos que duvidar da eficácia de qualquer super-herói que pode ser derrubado com algo tão simples como um galho de árvore. No mesmo gibi, ela explica que é vulnerável a "qualquer material natural não processado", que inclui coisas como água, sujeira ou, você sabe, o ar. Ela pode parar uma bala, mas se jogar uma pedra na cara dela, já era. Basicamente, todo o planeta Terra é "terratonita" pra ela.
Admiro desenhistas que diferenciam os rostos do personagens...
A mensagem aqui é clara: dá uma olhada de perto na Poderosa de novo:
Pode demorar o quanto quiser...
Ela parece "natural" pra você? Será que os roteiristas querem nos dizer que ela tem tanto plástico no corpo que a mera presença de algo que não é feito de silício faz com que ela fique doente? Talvez não, porque eles ignoraram completamente essa fraqueza recentemente.

1º lugar: THANOS (vontade de perder)  
Tá, ele não é um herói, mas não dava pra deixar o Queixada de lado. Thanos, um cara tão insanamente poderoso que já chegou a se tornar a "encarnação viva do universo“.  
Mesmo quando Thanos não está obliterando galáxias inteiras por capricho, ele ainda tem outros poderes, como manipulação de matéria, viagem no tempo, super-gênio em todos os campos da ciência, teletransporte, telecinese, e, putz, a imortalidade. E em todas as vezes, os mocinhos conseguem derrotá-lo e desfazer o dano. Como assim?
A fraqueza ridícula:
"Um desejo subconsciente de perder." Sou só eu, ou estão cada vez mais abstratos? Tem super-herói cuja fraqueza é "qualquer ação que é descrita com um advérbio?"
De qualquer forma, isso quer dizer que Thanos "dá um jeito de ser derrotado", porque, no fundo, ele sabe que não merece ganhar.
Depois de ser acusado de “querer perder” 3 vezes, o poderoso Thanos poderia responder a essa acusação ridícula apagando Warlock da existência, certo? Ao invés disso, ele fica lá resmungando desculpas, como se sua mãe tivesse acabado de achar revista de mulher pelada embaixo da cama dele.
 Como Warlock disse, isso já aconteceu várias vezes...
Puxa, caí. Perdi todo meu poder, que coisa...
Isso sempre me fez pensar: pra que criar um personagem ultra-fodão que pode fazer o que bem entender, mas que é derrotado de jeitos manés (Dr. Destino, Galactus, Surfista Prateado, Lanterna Verde...).

Bom, depois dessa, só resta encerrar o post antes que minha fraqueza apareça: a queda de sinal da Net. See ya later...

10 comentários:

  1. O texto sobre o Thor é sério? Kkk...

    ResponderExcluir
  2. Sacanagem a da poderosa hein

    ResponderExcluir
  3. Faltou a do lanterna verde com a cor amarela. Essa é muito ridicula

    ResponderExcluir
  4. Faltou o caçador de Marte hein, ele é um dos mais poderosos da liga e fraqueza inútil dele é o fogo, tipo Venom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo, pus a do Venom porque a dele é sobre "pequenas" quantidades de fogo. Mas não teve jeito: dá uma olhada na Parte 2 das Fraquezas que o Caçador de Marte tá lá. Abraço.

      Excluir
  5. Tem mais algumas fraquezas de super heróis ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tem a parte 2, velhinho:

      http://trincheiranerd.blogspot.com.br/2014/06/top-5-fraquezas-ridiculas-dos-super.html

      Excluir
  6. é pq os caras não são criativos. thanos é tipo o Magueta que fica em choque toda vez que o insultam .

    ResponderExcluir