sexta-feira, 16 de maio de 2014

TOP 10: OS MAIORES VILÕES DOS TOKUSATSUS

Toku o quê??? Vamos lá: tokusatsu quer dizer "filme de efeitos especiais" em japonês. Antigamente englobava qualquer produção que utilizasse efeitos especiais, mas hoje é sinônimo de filmes ou séries de super-heróis japoneses, que costumam ter muitas explosões, maquetes e por aí vai. Super Sentai, Metal Heroes, Kamen Riders, Giant Heroes... Por essas bandas fomos sortudos em ver boa parte nos anos 80 e 90, sempre com aquela tosquice que a gente só enxerga depois que cresce (bom demais ser criança). Em todas essas séries tokusatsu, como qualquer outra que se preze, tivemos alguns vilões memoráveis. Entonces, simbora dar uma olhada em uma turma (adoro essa palavra, tudo a ver com 80’s) que meteu medo e raiva em muito marmanjo de hoje.

10º lugar: MADOGARBO (Jiban)
Essa vilã (sim, é uma muié) deu um baita trampo pro Policial de Aço. Quer dizer, mais do que o normal, porque era comum Jiban tomar uma surra de qualquer monstrengo chinfrim até finalmente vencer a batalha. Madogarbo era tão motherfucker que chegou a matar o herói, que acaba voltando no episódio seguinte. Acaba sendo eliminada no fim da série, embora merecesse um desfecho mais digno. Mas convenhamos, a reta final da série foi um pé no saco, então, não dava pra esperar muito.


9º lugar: IMPERADOR NEROZ (Metalder)
O grande demônio e líder do Império Neroz se esconde na identidade do multimilionário Makoto Dolbara, um empresário que para ter o poder absoluto no mercado visa destruir todos os concorrentes. Sua história cheia de intrigas o traz bem próximo da realidade. Antes de ter essa identidade ele era o major Issao Muraki, um dos cientistas que trabalhou no projeto de Metalder, que foi desenvolvido pra ser uma arma na 2ª Guerra Mundial. Vendo que Metalder despertou, coloca todo seu exército pra acabar com nosso herói. Com sua tropa dizimada, Neroz e seu fiel servo Arthur trocam de identidades e, como esperado, Metalder destrói o falso Neroz. O verdadeiro continua com seus planos até a verdade aparecer e ele ser finalmente destruído. Entretanto, leva consigo a parte humana de Metalder.


8º lugar: PRINCESA IGAN (Maskman)
Antes de sermos contaminados pelas adaptações americanas (leia-se Power Rangers), tivemos uma série de respeito: Maskman. Dentre os vilões, ponto pra Princesa Igan, irmã gêmea da meiga princesa Ian, que são membros da família real do Império Subterrâneo Tube. Igan não aceita o romance da irmã com Takeo (Red Mask) e tenta a todo custo honrar o nome de sua família. Tem como protetor o Dragão Igan e utiliza o Desring, poder pra criar um campo de força eletrificado, pra lutar com Red Mask. Na versão japonesa, Igan é uma mulher disfarçada de homem e era mencionada como Príncipe Igan. No Brasil a tradução foi realizada sem mencionar isso, ficando apenas como vilã. A atriz Mina Asami havia feito filmes de mulé pelada antes da série, tornado aquela pintinha no rosto ainda mais charmosa.


7º lugar: BUBA (Changeman)
O pirata espacial Buba costumava vagar pelo espaço roubando tesouros ao lado da pirata Jill (por quem era apaixonado) e dos monstros Brutus e Hawker. Aliou-se ao Império Gôzma para conquistar mais estrelas e elevar seu nome de pirata. Aparecendo desde o primeiro episódio, Buba sempre foi um adversário duro e respeitável. Com sua Espada Vital e o chatíssimos raios que disparava com os dedos deu muito trabalho ao Esquadrão Relâmpago, principalmente a Change Dragon, seu maior rival. No episódio 52, livra sua companheira Shima da influência do Sr. Bazoo e duela pela última vez com Dragon, numa das cenas mais emblemáticas da história dos Super Sentai, gerando várias cópias nas séries seguintes. Como ele mesmo diria, com sua voz de Sr. Barriga: “MISERÁVEIS”.


6º lugar: AHAMES (Changeman)
Sou muito fã dos Changeman, mas admito que sua produção é uma das mais capengas entre os Super Sentai. Mas em relação a vilões, é difícil achar uma série em que tantos sejam tão legais quanto nessa série. Ela começou com Giluke no comando dos “mauzões”, dando a impressão que seria o grande vilão da série. Aí apareceu a Rainha Ahames... Gananciosa, queria a todo custo comandar o Império Gôzma, sempre duelando a atenção do Sr. Bazoo com Giluke. Cruel, com certeza era a adversária mais casca-grossa dos Changeman e, pra ajudar, ainda tinha o dragão Yangueran como bichinho de estimação. No fim, fica louca e morre enquanto explode a base dos heróis. Essa é a dignidade que um vilão decente tem que ter ao morrer.


5º lugar: DELL-STAR (Jiraiya)
Jiraiya provavelmente é o melhor tokusatsu exibido por aqui. Talvez pelo seu tema baseado nos ninjas, o que traz a série mais próxima do mundo real. E porque ninjas sempre foram e sempre serão muito legais. Os vilões da série sempre deram muito trabalho, mesmo aqueles que só apareciam em um episódio só. Depois da metade da série apareceu Dell-Star, ninja que caiu na Terra há 2300 anos. Quando isso aconteceu, o ancestral de Toha (o nosso Jiraiya) também vestia a armadura de Jiraiya e duelou com Dell-Star. Com isso, ele foi preso numa caverna escura e sombria. No presente, Dell-Star duela com o herói, mostrando o seu poder de vingança pelos 2300 anos preso na caverna. O vilão ganhou grande destaque na série, pois foi ele quem matou a mãe do Jiraiya pra poder roubar o tesouro do século Pako. Foi destruído por Jiraiya, não sem antes que sua cabeça flutuante que nem um disco voador dar muita dor de cabeça pro incrível ninja.


4º lugar: KAURA (Flashman)
Flashman é parecido com Changeman com relação aos vilões: muitos deles são legais. Mas como aqui o critério é maldade, ninguém chega perto de Kaura. O caçador espacial era mau, cruel, sangue no zóio... Junto de seus caçadores espaciais, sequestrava crianças em vários planetas pra entregar ao Império Mess. Foi o que aconteceu aos 5 Flashman. Kaura pode saltar de um prédio de três andares e dispara raios de seus dedos. Ótimo no combate corpo a corpo, usa um chicote eletrificado de 15 metros de comprimento (nada apelão). Seu grande rival na verdade era o Dr. Keflen, que chegou a transformar seu amigo Galdan no monstro Galdez. Na sua luta final contra Red Flash, uma cópia da luta entre Buba e Change Dragon, é gravemente ferido. À beira da morte, revela que o Dr. Keflen é humano. Pouco antes de morrer, Kaura leva Sara (Yellow Flash) a uma casa misteriosa, onde ela descobre que é filha do Dr. Tokimura. Kaura morre tentando jogar sua nave contra a nave Clone, querendo matar Keflen.


3º lugar: MACGAREN (Jaspion)
Ué, e o Satan Goss??? Ora, sempre achei que ele fosse um Gyodai crescido e só vai pra luta no fim da série. Quem dava um baita trampo pro Jaspion era seu filho, Macgaren. Encarregado por seu pai pra espionar o planeta Terra e arquitetar os seus planos de conquista, MacGaren foi osso duro de roer. Soltava os manjados raios e sua armadura era uma mistura de roupa biônica com exoesqueleto, afinal ele era como um filhote do Satan Goss. Seus combates contra Jaspion sempre foram eletrizantes, e quando criança eu achava que ele nunca iria perder. Até que um dia foi morto, apenas pra ser ressuscitado pela bruxa Kilza (Berebekan Katabanda) e se tornar mais poderoso. Depois de Satan Goss evoluir, MacGaren passou por um pesado treinamento junto com seu pai pra derrotar Jaspion. Em sua luta final, a Bruxa Kilmaza (a irmã de Kilza, que usava castanholas) e alguns soldados de Satan Goss aparecem pra ajudar MacGaren, mas ele recusa dizendo: "Parem!!! Não se metam! Essa é uma luta entre eu e Jaspion!". Após uma luta acirrada, Jaspion acerta o golpe fatal. Vendo que finalmente foi derrotado, MacGaren se sente humilhado. Agonizando, MacGaren faz o discurso de “Sou o filho de Satan Goss, sou invencível, etc, etc...” e chega a se transformar num novo Satan Goss mas, por causa dos ferimentos, não resiste e cai derrotado, explodindo como todo personagem japonês. Inesquecível.


2º lugar: SHADOW MOON (Black Kamen Rider)
Um dos melhores tokusatsus a passar por aqui, Black Kamen Rider (e a sequência, BKR RX) são na verdade uma pequena parte do gênero Kamen Rider que vem desde os anos 70. Um puta seriado, com um herói bem legal e um vilão... que conseguia ser mais legal ainda. Era difícil torcer contra ele (pelo menos pra mim). Nobuhiko Akizuki e seu irmão Issamu Minami nasceram na mesma hora durante um eclipse solar. Visando isso, a organização maligna Gorgon rapta os jovens com a ideia deles se tornarem imperadores seculares. Mas durante a operação de inserção da King Stone em seus ventres, o pai deles consegue salvar Issamu, que depois se torna Black Kamen Rider. Sem a mesma sorte, Nobuhiko fica com os Gorgon, envolto num casulo. Quando renasce, não se lembra de quem foi e assume a identidade de Shadow Moon. Tem os mesmos poderes de seu rival (bolas de fogo, raios) e a espada Sabre Satã, e recebe a missão de exterminar BKR. E consegue. Numa grande luta, o herói é derrotado e aparentemente morre nas mãos de seu irmão adotivo, sendo ressuscitado pelo monstro Baleia. Depois de dizimar quase toda a organização Gorgon, BKR tem sua batalha decisiva contra Shadow Moon, onde o vilão finalmente é vencido. Ele zomba de Issamu pois, mesmo perdendo, se achava vitorioso porque o herói não conseguiu salvar a vida de Nobuhiko. Acaba soterrado na base Gorgon, um final que foge do clichê do vilão que já foi bonzinho e na hora que morre volta a ser bonzinho novamente.


1º lugar: DR. GORI (Spectreman)
Pois é, o maior vilão da lista vem de uma série com produção horrível, segundo muitos uma “cópia descarada” de Ultraman, mas que marcou uma geração com personagens carismáticos e inesquecíveis. E com certeza os dois principais são Dr. Gori e seu braço direito Karas. Talvez o fato disso venha de que o primeiro nome da série foi “Uchu Enjin Gori” (Gori, o Homem-Macaco Espacial). Devido a protestos de telespectadores, no episódio 21 foi alterado para “Uchu Enjin Gori vs Spectroman” e, finalmente, no episódio 40 para “Spectroman”. Fugitivos de um planeta habitado por macacos inteligentes, Gori e Karas (no original, Gori e Raa, pra formar a palavra gorila) chegam à Terra. Querendo torná-la seu paraíso particular, Gori passa a criar monstros a partir da poluição humana. Falastrão, egomaníaco, histérico e cheio de cacoetes (“falar” com as mãos, por exemplo), Dr. Gori é um dos vilões mais folclóricos da TV japonesa. No Brasil, sua voz foi eternizada com a dublagem de Carlos Seidl (o Seu Madruga). No último episódio, à beira de um penhasco, ele é indagado por Spectreman sobre usar seu grande conhecimento para o bem. Gori recusa, dizendo que seu objetivo é a conquista, pois o mal é sempre lembrado e o bem, facilmente esquecido. Dito isto, se joga, com um dos melhores finais de todos os tokusatsus. Sábias palavras do macaco de peruca loira.

Enfim, é isso aí. A vilãozada de olhos puxados para todos os gostos (e desgostos). Como sempre, se faltou algum, comentem. Não se acanhem, seus malditos miseráveis... See ya later.

4 comentários:

  1. Acho que o Super Giluke tinha que aparecer na lista, até porque ele foi o ultimo a cair e no final se mostra muito pior que a Ahames.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sei lá, Diego. O Giluke sempre se mostrou um inútil na série toda. Já a Ahames metia medo e, mesmo doidona no fim, destruiu a base dos Changeman. Mas aí é minha opinião e numa próxima lista o Giluke pode aparecer por aqui.

      Excluir
  2. Olá, André!
    Inicialmente, gostaria de agradecer-lhe pela visita realizada em meu Blog Tatisatsu!

    Não sei se reparou que, no caso do Tatisatsu eu separei em duas postagens os TOP 10 de Vilões... Na primeira foi o TOP 10 com AS VILÃS DE TOKUSATSU (só as mulheres), nele listei:

    1º Kilza
    2º Kilmaza
    3º Rainha Ahames
    4º Pérola (Bishumu)
    5º Princesa Igan
    6º Rainha Pandora
    7º Aracnin Morgana
    8º Bandora / Rita Repulsa
    9º Madogarbo
    10º Shiima

    [Vou precisar editar a configuração porque olhando agora vi que os vídeos do YOUTUBE estão fora de contextualização]

    Logo depois, postei o meu TOP 10 com Os Vilões: tokusatsu (Só os homens) - http://tatisatsu.blogspot.com.br/2011/06/os-viloes-tokusatsu.html - onde as posições foram as seguintes:

    1º MacGaren ou Mad Gallant
    2º Satan Goss
    3º Shadow Moon
    4º Oninin Dokusai
    5º Sr Bazoo
    6º Kaura / Sir Cowler
    7º Dr Kéflen
    8º Monarca La Deus
    9º Comandante Bosgan
    10º General Jark

    =)

    Obrigada pela visita! Espero vê-lo sempre por lá!
    Abraços,
    Taty

    ResponderExcluir