sábado, 17 de maio de 2014

TOP 10: GRANDES CENAS DE AÇÃO DO CINEMA

Existem filmes que são lembrados apenas por uma cena em especial. Outros que são considerados clássicos e têm aquela sempre lembrada cena em especial. E também as bombas do cinema que às vezes se salvam por uma cena em especial. Nesse TOP 10 mostro grandes cenas de ação que ficaram gravadas na memória de muita gente. Isso porque são cenas em especial. (hehehe)

10º lugar: LUTA FINAL DE JACKIE CHAN
Filme: O Mestre Invencível (1994)
A luta definitiva de kung-fu. Nesse filme, Chan consagrou seu estilo coreografia-pancada-comédia numa sequência que durou quatro meses pra ser terminada – isso porque o astro recrutou seu guarda-costas para a cena. Movido a álcool, o herói bebum enfrenta seu rival com todos os golpes imagináveis da arte marcial nos cinemas, sem efeitos ou dublês. Bons tempos.


9º lugar: LUTA ENTRE HOMEM-ARANHA E DR. OCTOPUS NO TREM
Filme: Homem-Aranha 2 (2004)
Ação incrível e um desfecho de emocionar. A batalha do Cabeça-de-Teia contra o cientista de braços mecânicos usa todos os artifícios de uma luta (dentro e fora do trem), maltrata o herói até quase a morte, utiliza efeitos visuais impressionantes sob a luz do dia e culmina numa exaustiva tentativa de segurar o trem no final dos trilhos.


8º lugar: FUGA DE CARY GRANT
Filme: Intriga Internacional (1959)
Tá bom, a obra de Alfred Hitchcock tem pelo menos mais uma sequência inesquecível (a perseguição no Monte Rushmore) e não foi fácil decidir qual delas entrava na lista. Mas o pedigree falou mais alto. A fuga de Grant do bimotor por uma plantação é icônica, tensa e vibrante, principalmente considerando as dificuldades técnicas superadas pelo diretor para o suspense em technicolor.


7º lugar: PRIMEIRA APARIÇÃO DO SUPER-HOMEM
Filme: Super-Homem (1978)
Lois Lane parte em busca de uma nova matéria no helicóptero do Planeta Diário. Na hora da decolagem, a aeronave se engancha num fio e fica pendurada do lado de fora do prédio. A morte dos tripulantes é inevitável. A não ser que um sujeito atrapalhado, passando na calçada lá embaixo, se transforme no primeiro super-herói do planeta. Sob o grito do cafetão (“que roupa feia”) e a trilha sonora de John Williams, Super-Homem aparece pro mundo pra salvar a colega de redação numa das cenas mais arrepiantes do cinema de aventura.


6º lugar: FUGA DE MORIA
Filme: O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel (2001)
Qualquer desconfiança que os fãs tinham na adaptação da obra de Tolkien foi dissipada nessa enorme sequência, que começa com a famosa frase de Gandalf: “Eles estão vindo.”. Em mais de 15 minutos, a Sociedade do Anel leva orcs e trolls no braço, foge por catacumbas enormes, desvia de flechas, escapa da morte certa em pontes desmoronando e ainda faz o mago enfrentar uma criatura de fogo com fim trágico. Ufa...


5º lugar: RESGATE DE JOHN CONNOR
Filme: O Exterminador do Futuro 2 (1991)
Depois de T2, nada mais foi o mesmo no cinema de ação. James Cameron coloca Edward Furlong numa motocicleta, perseguido por um robô de metal líquido num caminhão e, pra completar a doideira, Schwarzenegger logo atrás sem economizar munição e explosões. Isso tudo nos canais de drenagem de Los Angeles, que sofrem danos dignos de um terremoto.


4º lugar: BOND PERSEGUE BANDIDO A PÉ
Filme: 007 – Cassino Royale (2006)
O James Bond de Sean Connery pode ser inigualável, mas nem o escocês conseguiria manter o pique nessa perseguição a pé protagonizada por Daniel Craig e o campeão mundial de corrida livre Sébastien Foucan. Os dois pulam andares, escalam prédios em construção, brigam nas alturas, jogam-se de um guindaste a outro, rolam, machucam-se e terminam o duelo numa explosão fulminante.


3º lugar: RESGATE DE HAN SOLO 
Filme: Guerra nas Estrelas – O Retorno de Jedi (1983)
Guerra nas Estrelas nunca foi uma série reconhecida pela ação. Ironicamente, o filme mais fraco da trilogia clássica é dono da melhor sequência de brigas da série. Começa com Luke Skywalker fazendo cara de mau com seu sabre de luz, passa por Leia em trajes de odalisca (hummm) e termina no salvamento do bad boy Han Solo, sob o poder de Jabba. Podia até estar melhor na lista se não tivessem matado Boba Fett de um jeito tão patético.


2º lugar: SEQUÊNCIA INICIAL
Filme: Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981)
Os início de Caçadores da Arca Perdida deveria ser usado por professores de cinema na aula de “Como começar um filme da melhor maneira”. São 10 minutos que conseguem prender o espectador na cadeira e definir o personagem pra sempre. No meio da floresta, o arqueólogo Indiana Jones procura um ídolo perdido. Ele enfrenta aranhas, flechas envenenadas, esqueletos e alçapões. Passa por armadilhas mortais. Leva sustos. Faz piadas. E finalmente encontra o objeto. Mas não acaba aí. Ao surrupiar a peça, Indy ativa uma antiga artimanha indígena: uma pedra gigantesca que rola por todo o túnel pra esmagar o ladrão.


1º lugar: RESGATE DE MORPHEUS
Filme: Matrix (1999)
Imagine qualquer elemento de uma cena de ação. Aposto minha alma que ele estará nessa sequência espetacular, que começa na portaria de um prédio e termina na cobertura de outro, com um helicóptero explodindo e um herói se descobrindo. Neo e Trinity buscam o líder da rebelião humana, Morpheus. Os dois invadem o quartel-general dos agentes da Matrix, que é liderado pelo Agente Smith, pulverizam o salão de entrada com acrobacias e balas em câmera lenta, enfrentam os agentes na estreia do efeito bullet-time, resgatam Morpheus em ângulos inusitados e protagonizam uma queda de helicóptero que levou os cinemas à loucura. O único problema foi pros faxineiros das salas de exibição, que precisaram recolher os queixos caídos da plateia e enxugar a baba do chão.

Foi difícil escolher só 10 cenas, mas com certeza vão vir mais um monte de TOP 10 relacionados a grandes cenas do cinema. Portanto, nada de começarem a fabricar bonequinhos vudu com minha imagem porque a cena preferida de vocês não tá aqui. Pra isso servem os comentários: quanto mais gente refrescar minha memória, melhor. Afinal, não tenho tanto tempo livre assim pra assistir mais de 1000 DVD’s. See ya later...

4 comentários:

  1. Ja que seu blog é sobre tops
    deveria fazer um sobre Albuns de figurinhas...essas coisas misteriosas e desafiadoras que sempre nos encantaram enquanto crianças (de 30 e poucos anos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é necessariamente só de Tops, mas é uma maneira rápida e fácial de falar de tudo. Agora, essa dos álbuns de figurinhas é sério ou zoação?? Se bobear, faço mesmo, manda alguma sugestão de algum que você chegou a colecionar.

      Excluir
  2. Cara...não tenho como mandar pois precisaria escanear,mas fuçando na net achei uns blogs que disponibilizam albuns de figurinhas pra download e outros que mostram albuns desde o tempo da minha vó...consegui baixar o meu preferido Monstros da Pré historia completo
    É o caso deste por exemplo:
    http://albumefigurinhas.no.comunidades.net/

    ResponderExcluir
  3. Bem lembrado a do Bond. Faltou a luta do Superman contra os três criminosos nem Superman II.

    ResponderExcluir