terça-feira, 27 de janeiro de 2015

OS HERÓIS DA FILMATION


Filmation. Talvez você não conheça ou não se lembre, mas se for um marmanjo que perdia felizes horas na frente da TV em sua infância nos anos 80/90, com certeza esse nome fez parte dela. A Filmation produziu diversos desenhos animados entre 1963 e 1989, dentre eles uma porrada era com heróis. A DC contratou o estúdio várias vezes, mas a produtora também criou seus próprios super-heróis. Principal concorrente da Hanna-Barbera, a maior característica dos desenhos da Filmation eram as lições de moral no fim dos episódios. Outra marca da empresa era a técnica de rotoscopia, onde se animava cenas com atores, dando movimentos bem realistas. O problema era ver os mesmos movimentos em diferentes desenhos. Os fundadores Lou Scheimer, Hal Sutherland e Norm Prescott já nos deixaram, mas o legado de seus heróis continua vivo. Não lembra da Filmation? Ah, lembra sim...


SUPER-HOMEM
Em 1966 uma produtora novata, Filmation Associates, estreou no mercado dos desenhos animados com nada mais, nada menos que "As Novas Aventuras do Super-Homem". Era o primeiro desenho do Azulão para a TV, dividindo horário com o Superboy e, depois, com Aquaman e Batman. Diferente da animação de cinema dos anos 40, era a primeira vez que Clark Kent, Lois Lane, Perry White e Jimmy Olsen tinham mais destaque, além de finalmente o Super lutar contra vilões clássicos, como Luthor e Brainiac. Seus bordões: "Para o alto e avante" e "Santa Escócia". A série foi cancelada após 3 temporadas devido a um movimento contra a violência nos desenhos.


AQUAMAN
Aquaman estreou na TV em 1967, dividindo o programa com o Super-Homem, mas no ano seguinte virou o protagonista. Chamado por aqui de "Herói Submarino", Aquaman tinha a ajuda de Mera e Aquamoço (Aqualad), além do manjado "animal-bonitinho-engraçado", a morsa Dentuço, para lutar contra inimigos como Manta Negra e Pescador.


JOVENS TITÃS
Em sua base secreta em uma montanha, os heróis adolescentes Jovem Relâmpago, Garota Maravilhosa, Aquamoço  e Veloz formavam os Jovens Titãs, que faziam várias missões pra defender a Terra. Se estranhou os nomes, sem problema: Kid Flash foi traduzido como Jovem Relâmpago; Garota Maravilhosa é Donna Troy, conhecida como Moça Maravilha; Veloz (Speedy, no original) é o Ricardito; e Aquamoço é o Aqualad. Produzida em 1967, a série não tinha o Robin porque a Filmation só comprou os direitos do personagem no ano seguinte.


ASSOCIAÇÃO DOS JUSTICEIROS DA AMÉRICA
Primeira animação da Liga da Justiça, fazia parte do programa "The Superman / Aquaman Hour of Adventure", com apenas 3 episódios produzidos em 1967. Composta por Super-Homem, Homem de Verde (Lanterna Verde), Gavião (Gavião Negro), Relâmpago (Flash) e Atômico (Eléktron), o grupo combatia invasões alienígenas. Apesar de aparecer na abertura, Aquaman não participou de nenhum episódio.


ATÔMICO
Eléktron demorou pra ter seu verdadeiro nome falado na TV. Nos Superamigos (Hanna-Barbera) era o Átomo e, na Filmation, ficou conhecido como Atômico. Para combater o mal, Ray Palmer acionava um dispositivo no cinto pra reduzir seu tamanho. Mesmo pequenininho, mantinha a força da estatura normal.


RELÂMPAGO
Barry Allen é um perito criminal que, em momentos de perigo, abre um compartimento em seu anel pra se tornar o homem mais rápido do mundo. Assim como nos gibis, seu parceiro era o Jovem Relâmpago (Wally West), aqui com um estranhíssimo cabelo preto.


GAVIÃO
Nesse desenho de 1967, Carter Hall é cientista ao invés de arqueólogo. Por ter mais ficção científica, ele acaba se parecendo mais com Katar Hol, o segundo Gavião Negro dos gibis. O herói atua após descobrir um metal que anula a gravidade e construir suas asas, combatendo vilões espaciais em seus 3 episódios.


HOMEM DE VERDE
Assim como Atômico, Relâmpago, Gavião, Justiceiros da América e Jovens Titãs, o Homem de Verde foi mais um desenho de 1967 com apenas 3 episódios, que eram parte do programa "The Superman / Aquaman Hour of Adventure". Não havia menção à Tropa dos Lanternas Verdes, nem o juramento era completo, mas era a primeira aparição do herói em desenhos animados.


SUPERBOY
Era exibido no intervalo das aventuras do Super-Homem, de 1966. Bem fiel aos quadrinhos da adolescência do Homem de Aço, o desenho trazia Krypto, Lana Lang e o casal Kent. Seus curtos episódios também serviam de apoio para os desenhos do Aquaman e do Batman.


BATMAN
Na esteira do sucesso do seriado com Adam West, em 1968 estreava a primeira animação do Homem-Morcego, dividindo espaço com Super-Homem e Superboy. No ano seguinte virou uma série solo, "The Adventures of Batman", com o roteiro de sempre: a luta de Batman e Robin contra o crime.
Já em 1977, "The New Adventures of Batman" mostrava uma animação de mais qualidade, mas muito infantil por causa da campanha contra a violência nos desenhos. Tanto que fomos brindados com o Batmirim, o duende fã do Morcegão que só queria ajudar, mas sempre atrapalhava. A Dupla Dinâmica combatia o crime em Gotham, encontrando até alguns vilões clássicos. A série era transmitida simultaneamente com "Superamigos", da rival Hanna-Barbera, gerando o caso curioso de Batman e Robin aparecerem em desenhos de diferentes canais e produtoras. O diferencial da série da Filmation é que Batman e Robin foram dublados por Adam West e Burt Ward, os atores da série dos anos 60.


CAPITÃO MARVEL
Billy Batson viaja em um furgão com seu amigo Mentor, levando ajuda onde é necessário. No veículo há um painel que possibilita o contato da dupla com os Deuses, que davam dicas pra solucionar os casos, que na maioria das vezes eram apenas salvamentos dos amigos encrenqueiros de Billy. Ao pronunciar a palavra "SHAZAM", Billy transformava-se no Capitão Marvel. Basicamente esses eram os roteiros da série live-action do herói, produzida entre 1974 e 1975. Na segunda temporada, o horário foi dividido com o seriado da Poderosa Ísis, heroína que já o havia ajudado em 2 episódios.
Em 1981 o Capitão Marvel voltou como desenho de apoio do programa "The Kid Superhour", agora numa animação mais fiel aos gibis, mostrando um Billy mais jovem do que a versão do seriado. Ele também tinha a ajuda de outros membros da família Marvel, como Mary Marvel, Capitão Marvel Jr., o canastrão Tio Dudley, que tentava convencer os outros de que era tão forte quanto eles, e até o Tigre Tony (não, não é o dos sucrilhos). Assim como nos gibis, seu maior inimigo era o Dr. Silvana, mas vários inimigos apareceram no desenho, como Adão Negro, Sr. Cérebro, Silvana Jr. e Sr. Átomo.


PODEROSA ÍSIS
Sucesso conquistado pelo carisma e talento da atriz Joanna Cameron, Poderosa Ísis mostrava as aventuras da professora e arqueóloga Indian... ops, Andrea Thomas, que numa expedição ao Egito encontrou um amuleto que pertenceu à Deusa Ísis. Com ele, bastava Andrea dizer "Poderosa Ísis" pra se transformar na heroína. Pra usar seus poderes, como voar, ela tinha que recitar versos, como "Oh, Zephyr que comanda o ar, erga-me agora para que eu possa voar" e por aí vai. A série, de 1975, era exibida como um programa duplo, intitulado "The Shazam / Isis Hour", mas em 1976 ganhou título próprio, chamado "The Secret of Isis". Como em praticamente tudo o que a Filmation fazia, no final de cada episódio a heroína dava a lição de moral de sempre.
Apesar da produção meio capenga, a série agradou. O Capitão Marvel participou em 3 dos 22 episódios, assim como Ísis já havia feito na série do herói. Ísis também tem o mérito de ter sido a primeira super-heroína a ter seu próprio seriado, dois meses antes da Mulher Maravilha. Criada pela própria Filmation, Ísis foi parar num gibi de curta duração da DC. Nos desenhos animados, apareceu no grupo Força da Liberdade.


TARZAN
Tarzan estreou em 1976, se mantendo muito fiel às histórias de seu criador, Edgar Rice Burroughs. O Rei das Selvas enfrentava caçadores, civilizações perdidas e até mesmo alienígenas, com uma animação muito acima da média. Os movimentos de Tarzan aproveitam muito bem a rotoscopia e os cenários são muito reais, raridade num desenho daquela época. Depois de dividir o horário com Batman em 1977, um ano depois fez parte do programa "Super 7", bloco com heróis exclusivos da Filmation.


SENTINELAS DO ESPAÇO
Produzido em 1977, Sentinelas do Espaço era composto por 3 heróis de diferentes raças: a negra Astrea, que se transformava em qualquer ser vivo; o asiático Mercúrio, que corria na velocidade da luz; e Hércules, o caucasiano superforte. Liderados pelo supercomputador Sentinel 1, eles partem de sua nave de dentro de um vulcão pra combater a injustiça. Não fez lá muito sucesso, sendo cancelada depois de 13 episódios.


TARZAN AND THE SUPER 7
Esse era um bloco de desenhos criados pelo pessoal da Filmation. De 1979, alguns heróis conhecidos fizeram parte do programa e ganharam novos episódios, como Tarzan e Batman e Robin. Já os 4 desenhos inéditos eram:

HOMEM-BORRACHA E MINI-MINI
O cientista Chris Cross  e sua esposa Christy são Homem-Borracha e Mini-Mini. Chris pode esticar o corpo e assumir qualquer forma. Christy pode encolher a tamanhos microscópicos. Acompanhados de seu cachorro Trouble, a dupla não tinha uniformes nem identidades secretas.

MANTA E MORAY
Moray foi criada por golfinhos depois que o avião em que estava sua família caiu no mar, aprendendo a viver no oceano. Capaz de prender a respiração por longo tempo, em suas explorações ela encontrou Manta, último sobrevivente de uma antiga civilização de homens-anfíbios. Acabam se casando e juntos combatem qualquer ameaça aos oceanos.

MULHER-ARANHA
Kelly Webster salvou a vida do alienígena Scarab e, como recompensa, ganhou um anel que lhe concedia o poder de qualquer inseto. A heroína entra em ação após receber mensagens de Scarab, que monitora a Terra. Criada em 1978, o nome original é Web Woman, mas seria Spider Woman, aproveitando o sucesso do Homem-Aranha. Mas a Marvel criou rapidamente a sua Mulher-Aranha (Spider Woman) depois de saber disso, o que forçou a Filmation a mudar o nome da animação.

FORÇA DA LIBERDADE
Lideradados pela Poderosa Ísis, a Força da Liberdade é composta por Hércules, Merlin, Sinbad e Super Samurai. Foi uma tentativa de pegar carona no sucesso da série live-action da Poderosa Ísis e de reaproveitar Hércules, que tinha integrado os Sentinelas do Espaço. Mas ninguém foi com a cara do desenho, que só teve 5 episódios produzidos em 1978.


SUPER-MOUSE
Surgido em 1942 como uma paródia do Super-Homem, o Super Mouse teve uma série de desenhos produzidos pela Terrytoons que durou até 1961. Em 1979 ganhou novos episódios através da Filmation, onde dividia o programa com os corvos Faísca e Fumaça. A segunda versão era inferior, mas valeu por tirar o rato herói do limbo.


FLASH GORDON
Aproveitando o sucesso de "Guerra nas Estrelas", a Filmation produziu a animação do herói intergalático, com base nas histórias de Alex Raymond, onde ele combate o Imperador Ming no planeta Mongo com a ajuda do cientista Zarkov e da namorada Dale Arden. A primeira temporada, de 1979, é considerada um dos melhores trabalhos da Filmation. A segunda, por insistência do canal NBC, foi mais infantil, mas não agradou e encerrou a série.


CAVALEIRO SOLITÁRIO
"Aiôôôô, Silver"... Com a ajuda de seu leal amigo Tonto e montado em seu cavalo Silver, o Cavaleiro Solitário enfrentava criminosos nos desertos americanos. Esse foi o segundo desenho do Cavaleiro Solitário. Em 1966, a Format Films produziu uma animação bem chinfrim, com toques de ficção científica. A versão da Filmation, mais fiel aos primórdios do personagem, estreou em 1980 no programa "Tarzan / Lone Ranger Hour", na época da campanha contra a violência nos desenhos. Por isso que o herói usava suas armas apenas pra desarmar ou derrubar coisas nos bandidos. Durante muito tempo ele foi equivocadamente chamado por aqui de "Zorro", gerando uma confusão que dura até hoje.


BLACKSTAR
Um herói com espada num mundo medieval-futurista habitado por dragões, feiticeiros, bárbaros, elfos e etc... Blackstar é mais ou menos um protótipo do He-Man. John Blackstar era um astronauta que teve sua nave sugada por um buraco negro e acabou no planeta Sagar, dominado pelo maléfico Overlord, dono da poderosa espada Powersword. Só que Blackstar adquire a outra metade, Starsword, e tem como aliados os pequenos Trobbits, Klone (um transmorfo), o dragão Warlock e a feiticeira Mara. Produzido em 1981, não fez lá muito sucesso.


ESCOLA DE HERÓIS
Esse desenho de 1981 mostrava uma escola para heróis e heroínas adolescentes, que nem sempre conseguiam controlar seus poderes, basicamente um "X-Men cômico". Entre eles tínhamos Capitão Calmo (um supersurfista), Glória Gloriosa (mais ou menos a Mulher-Maravilha), Mística (aprendiz de feiticeira) e Rex Implacável (dono de várias engenhocas no seu "cinto de utilidades"). Alguns famosos aparecem na série, como Mary Marvel, Capitão Marvel e a Poderosa Ísis, que vem como uma professora substituta que conquista o coração de Rex e Capitão Calmo.


ZORRO
Zorro foi produzido em 1981, contando o retorno de Don Diego de la Vega a Los Angeles, ainda sob domínio da Espanha no fim do século 19. Para lutar contra o Capitão Ramon, Diego se transforma em Zorro, auxiliado por Miguel, seu amigo de infância. Foi a partir dessa série que o estúdio japonês TMS começou a coproduzir desenhos americanos.


HE-MAN
"Pelos poderes de Greyskull... Eu tenho a força." Erguendo sua espada e proferindo estas palavras, o Príncipe Adam se torna o maior campeão de Etérnia e o maior sucesso da Filmation: He-man. Com 130 episódios produzidos entre 1983 e 1985 pra divulgar uma linha de brinquedos, os Mestres do Universo fizeram um sucesso estrondoso, gerando até um filme em 1987, com Dolph Lundgren no papel principal.
As batalhas de He-man e seus aliados (Mentor, Teela, Gorpo...) contra as forças de Esqueleto e seus asseclas (Homem-Fera, Mandíbula, Aquático, Maligna...) eram ambientadas num mundo medieval-científico e continuam atravessando gerações, indiscutivelmente um grande fenômeno dos desenhos super-heroísticos.


SHE-RA
Com o baita sucesso de He-Man, a Filmation lançou uma série voltada ao público feminino que também agradou a garotada por aqui. She-Ra é, na verdade, a Princesa Adora, irmã gêmea do Príncipe Adam, que foi raptada ainda bebê pelo vilão Hordak. Crescendo como uma seguidora de Hordak, ela descobre seu passado após se encontrar com Adam, resolvendo então se unir à resistência do planeta Etéria. Também descobre que, ao erguer sua espada mágica e dizer "Pela honra de Greyskull", pode se transformar em She-Ra, a princesa do poder. Com 94 episódios feitos entre 1985 e 1987, She-Ra é mais uma série que atravessa gerações.


BRAVESTARR
Produção de 1987, esse foi o último desenho da Filmation, uma mistura de ficção científica e faroeste. No planeta Novo Texas, o delegado BraveStarr luta contra o vilão Tex-Hex, que com sua quadrilha pretende roubar todo o valioso metal kerium. Pra combatê-lo, BraveStarr pode invocar os poderes da natureza como a força do Urso, a velocidade do Puma, os olhos do Falcão e os ouvidos do Lobo.
De seu quartel-general no Forte Kerium, BraveStarr conta com a ajuda do cavalo-andróide Furacão, do delegado Fuzz e do feiticeiro Shaman. Com relativo sucesso por aqui nos anos 90, a série ganhou um gibi que durou 12 edições.
Mesmo criando grandes sucessos, uma crise financeira se abateu sobre a empresa, que foi comprada pela companhia de cosméticos L´Oreal. Ela acabou fechando os estúdios em 1989, terminando assim a era da Filmation. Hoje os direitos dos personagens próprios da Filmation estão com as empresas Hallmark e Tuner, com boa parte de suas animações restauradas e exibidas nos canais Tooncast e Boomerang. Menos mal que fãs novos e antigos podem acompanhar seus desenhos cheios de lições de moral, cenas repetidas e muita diversão. See ya later...

2 comentários:

  1. esqueceu do GhostBusters https://www.youtube.com/watch?v=WYgO8LWKH4I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dei mais ênfase pros super-heróis, Markolios. Vem mais Filmation por aí, pois ainda tem Star Trek e Quackula. :)

      Excluir