sábado, 3 de maio de 2014

TOP 15: Super-Heróis Negros

Eu estava com essa lista engatilhada há um tempo. Com a recente manifestação anti-racismo e pró-venda de bananas, achei que viria a calhar. Mas o principal motivo pra estar sendo postada mais cedo é um ato covarde que me surpreendeu no último dia 01/05: meu primo/irmão e um brother negro foram espancados por skinheads. Se a banana atirada no gramado não tem justificativa, o que dizer da canalhice desses sujeitos, com idéias de raça ariana mortas há quase 70 anos?
Aí Géia, esse post é pra você, brother. Bom, depois desse desabafo, vamos pra nerdice de sempre. Queria ver as “Fadas de Botas” encararem esses “macacos”.

15º lugar: VULCÃO NEGRO
Apesar do nome parecer apelido de ator pornô, Vulcão Negro é um personagem do desenho "Superamigos". A idéia inicial era usar Raio Negro, outro herói negro dos gibis da DC na época, mas problemas entre a editora e o criador do personagem forçaram a Hanna-Barbera a criar um novo. Ou quase igual. Poderes elétricos: OK, etnia negra: OK. E a diversidade racial no desenho estava completa.


14º lugar: SUPER CHOQUE
Virgil é um jovem que conseguiu seus poderes eletroestáticos através de um acidente nuclear. Criado por uma afiliada da DC em 1993, Super Choque fez certo sucesso nos desenhos e nos quadrinhos. Chegou a aparecer adulto num desenho do Batman, numa história ambientada no futuro.


13º lugar: CAPITÃ MARVEL 
Com as feições baseadas na atriz Pam Grier, a primeira Capitã Marvel ganhou seus poderes quando foi bombardeada com energias extradimensionais. Procurando ajuda dos Vingadores, ela se tornou amiga e pupila do Capitão América e da Vespa, rapidamente tornando-se uma grande combatente. Ao conhecer a história do falecido Capitão Marvel, adotou seu codinome em homenagem a ele. Vingadora de respeito, esteve presente nas Guerras Secretas. Assim que a Vespa abandonou a equipe, Steve Rogers nomeou a Capitã como líder da equipe. Tempos depois adotou o nome de Fóton, mas mudou DE NOVO pra Pulsar. Taí uma heroína indecisa, tanto em relação a nomes quanto a penteados. 


12º lugar: MANTO
Tyrone Johnson e Tandy Bowen eram adolescentes normais de classes sociais diferentes. Quando a mãe viúva de Tandy resolveu se casar novamente, a menina fica revoltada e foge de casa com seu namorado, que a vende para traficantes em troca de drogas. Tyrone vê a cena e tenta ajudar Tandy, mas acaba sendo espancado e levado junto com ela. Os traficantes injetam neles uma nova droga experimental, que acaba modificando o DNA deles (novidade), tornando-os mutantes com poderes especiais. Tyrone precisa das adagas luminosas de Tandy, pois ele sempre tem fome de luz. Assim, Manto tornou-se a escuridão e Adaga, a luz. Com seu manto (dãã) ele controla forças de uma dimensão escura, gerando teletransporte. Andam meio sumidos, mas a Marvel tem planos de lançá-los em filmes. Será?


11º lugar: CYBORG
Ex- Titã e atual membro fundador da LJA (viva os reboots da DC a cada 2 anos), Victor Stone quase morreu depois de um ataque dos Para-Dêmonios. Mas foi salvo por seu pai com partes mecânicas e acesso a toda rede de computadores do mundo. Ele ainda pode se comunicar com tecnologias diferentes (alienígenas também, viu?), além de ter aquele canhão super-legal. Curto o Cyborg desde "Superamigos", demorou pra ter um destaque a mais na DC. Agora falta só o Nuclear e o Chefe Apache...


10º lugar: BISHOP
Bastante popular nos anos 90, Bishop foi um dos primeiros heróis negros a ficar conhecido do público brasileiro que não lia gibis. Ele vem de um futuro onde discriminação é a lei. Não contra os negros, mas contra os mutantes. Tentando mudar isso, Bishop volta ao passado e se junta aos X-Men. Um de seus poderes é absorver qualquer tipo de energia direcionada contra ele, devolvendo em forma de rajadas. Seu outro poder é o mau-humor.


9º lugar: SPAWN
Herói americano por salvar o presidente, Al Simmons foi morto em um atentado depois de irritar seu superior, Jason Wynn. Chegando ao inferno, faz um pacto com um dos principais demônios, Malebolgia, que o levaria de volta à Terra pra ele poder ver sua esposa (ou viúva?), desde que Simmons liderasse os exércitos infernais. Mas Simmons se rebela contra o demônio, passando a combatê-lo (Motoqueiro Fantasma, é você?). Alguém tem notícias do Spawn por aí??


8º lugar: AÇO
John Henry Irons trabalhava pra uma indústria bélica quando largou tudo depois que percebeu que suas invenções serviam para fazer o mal. Pra fugir dos malvados (faz tempo que não ouvia essa palavra) ex-chefes, mudou a identidade e se mudou pra Metrópolis, onde foi salvo de cair de um prédio pelo Super-Homem. Inspirado pelo Azulão, criou uma armadura tecnológica pra controlar o uso de seus armamentos e combater o crime. Um tipo de “Homem de Ferro da DC”, apareceu na minissérie "O Retorno do Super-Homem" como um dos 4 possíveis novos Homens de Aço. Era o meu preferido, seu nome até combinava...


7º lugar: GELADO

Amigo de longa data de Beto Pêra, vulgo Sr. Incrível, Gelado pode gerar jatos de gelo do seu corpo; a quantidade de gelo depende da quantidade de água disponível no ar e no seu corpo. Sátira (ou homenagem?) do x-man Homem de Gelo em "Os Incríveis", Gelado se adaptou à vida civil mais facilmente que seu amigo, após o decreto de banimento dos super-heróis. Mas ele ainda possui um Centro de Comando e o velho uniforme, pronto pra matar a saudade dos velhos tempos. E ficou ainda mais legal por ter sido dublado por Samuel L. Jackson.


6º lugar: FALCÃO
Quando um artigo dos anos 60 lamentou a falta de personagens negros nos quadrinhos americanos, Stan Lee e Gene Colan criaram, às pressas, o Falcão em 1969. Colan baseou o visual do novo herói no astro do futebol americano O. J. Simpson, que foi inserido nos gibis do Capitão América, rapidamente se tornando um dos preferidos dos fãs. Mais tarde a Marvel explicou que ele conseguia se comunicar com sua mascote Asa Vermelha por ser um mutante. Ganhou suas asas mecânicas do Pantera Negra e, por ser treinado pelo Capitão, é mais um grande lutador. Quando entrou pra SHIELD, finalmente deixou de ser o sidekick mais nada-a-ver dos quadrinhos, mesmo sendo um personagem legal.


5º lugar: BLADE

Personagem obscuro da Marvel dos anos 70, foi uma aposta bem sucedida da nova era Marvel nos cinemas. Antes de dar à luz, sua mãe foi mordida por um vampiro, fazendo Blade nascer meio homem-meio vampiro. Teve vários gibis cancelados mas, após o filme de sucesso, voltou a aparecer em outros títulos. É um vampiro que pode andar à luz do dia, mas que ainda não consegue andar sozinho nas bancas.


4º lugar: LUKE CAGE
Luke Cage foi preso por um crime que não cometeu (clichê) e se voluntariou pra uma experiência cientifica na prisão, mas foi vítima de uma sabotagem e algo terrível aconteceu (clichê): Luke ganhou superforça e pele invulnerável (clichê). Quando saiu da cadeia, Luke passou a usar seus poderes pra ganhar uma grana, sendo conhecido como “Luke Cage - Herói de Aluguel”. Apesar de um herói bacana, Luke não deixa de ser um estereótipo ruim para os negros: o Super-Homem e Homem-Aranha têm seus empregos, Batman e Homem de Ferro são bilionários. Luke faz bicos e teve passagem pela polícia. Mas, na moral, não é qualquer um que vai pra Latvéria peitar o Dr. Destino.


3º lugar: NICK FURY

Como um ítalo-americano ficou com a cara do Samuel L. Jackson? Sabe-se lá o motivo, mas ficou “duca” o Nick do Universo Ultimate. Dizem que os autores Bryan Hitch e Mark Millar seriam fãs do ator e resolveram fazer essa “homenagem”. Numa das histórias, os Supremos conversam sobre quais atores interpretariam cada um deles em um possível filme e Nick responde: “O senhor Samuel L. Jackson, claro, sem discussão”. Só depois disso é que o ator teria dado consentimento pro personagem ter seu rosto. O Nick Fury Ultimate foi uma das poucas alterações de raça bem-sucedidas nos quadrinhos. Apesar de não ser super, ele manda em meio mundo deles. E por que deu certo? Ora, você conhece alguém que não goste de Samuel L. Jackson?


2º lugar: TEMPESTADE
Ororo Munroe é descendente de uma antiga linha de sacerdotisas africanas. Após um acidente em que seus pais morreram, ela sobreviveu debaixo de escombros, causando sua conhecida claustrofobia. O Professor Xavier precisava recrutar rapidamente uma nova equipe de mutantes pra salvar a original que foi capturada por Krakoa, a ilha viva. Ororo foi convocada e acabou se tornando uma das principais integrantes dos mutantes. É esposa (pelo menos até o momento) do Pantera Negra, mas no Universo Ultimate teve um affair interessante com Wolverine.


1º lugar: PANTERA NEGRA

Príncipe de Wakanda, T'challa viu seu pai ser morto por um explorador de vibranium, outro dos supermetais da Marvel. Treinando seu corpo e mente pra se vingar e proteger seu povo, se torna um guerreiro casca-grossa. Como rei, transformou Wakanda numa civilização avançada no coração da África. Tem sentidos aguçados, grande agilidade, sendo páreo duro até pro Capitão América.

Criado em 1966, foi o primeiro herói negro da Marvel, tendo seu nome inspirado no partido negro revolucionário com o mesmo nome. Deve estar pra sair um filme do Pantera, aguarde e confie.

Issaí, faltou algum? Com certeza, como James Rhodes, Patriota, Sr. Incrível (o da Marvel), mas ficam pra uma outra. Quanto a John Stewart, não vou com a cara dele. E tenho dito. See ya later...

10 comentários:

  1. Respostas
    1. O Hancock é só do filme. Diego. A ênfase aqui foi nos heróis de quadrinhos ou desenhos. Mas valeu a lembrança, Hancock é muito bom.

      Excluir
  2. Bom Dia, amigo. Aproveitei sua idéia e fiz uma homenagem aos Heróis Negros de HQ, no dia hoje, Dia da Consciência Negra, em minha página do FACEBOOK...Consegui 24 ,Heróis Negros.

    Gostei de ler sua página, e já coloquei em FAVORITOS...Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Célio. Na medida do possível, divulgue a Trincheira Nerd por aí. A correria me fez esquecer de compartilhar essa postagem no último Dia da Consciência Negra, mas parabéns por lembrar e valeu por usar esse pobre porém limpinho blog como ideia pra sua postagem. Abraço.

      Excluir
  3. Nick fury sempre foi branco. O diretor da shield que sempre usou um tapa olho. Com o cinema revolucionando a história dos heróis colocou a figura de fury como negra. Ficou muito bom na minha opinião, ainda mais interpretado por Samuel L. Jakson. Mas será que o velho Stan Lee ia gostar?

    ResponderExcluir
  4. Nick fury é branco sempre foi branco com tapa olho. Mas ficou legal com Samuel L. Jakson.

    ResponderExcluir
  5. Meio tarde p comentar. Mas faltou o Bloodwynd.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarde por que, Walter? Sempre é tempo de comentar qualquer postagem, ainda mais as mais antigas. Quanto ao Bloodwynd, deixei de fora porque era só um disfarce do Ajax.

      Excluir