domingo, 15 de junho de 2014

TOP 5: SUPER-HERÓIS QUE DEVIAM CHEGAR AOS CINEMAS ANTES DO HOMEM-FORMIGA

Nos últimos tempos, os super-heróis estão tomando mais dinheiro das pessoas do que os vilões jamais sonharam, mas são os mesmos poucos heróis sendo filmados com mais frequência do que “A Lagoa Azul” na Sessão da Tarde. Todo filme do Super-Homem depois de 1980 tem sido um erro (tirando o último, vai), há Batmen suficientes pra uma equipe Bat-Basquete, reiniciaram o Homem-Aranha como se a última trilogia tivesse rolado há uns 20 anos e o Homem de Ferro já apareceu em mais revistas de fofocas do que o Robert Downey Jr.
"SALUT"

Claro que temos outros esporádicos como Blade, Hulk, Justiceiro, Capitão América... Mas eis que surgiu a notícia de um filme do Homem-Formiga. E não era piada. É pra 31 de julho de 2015. Ora essa, os quadrinhos estão recheados de heróis bem mais interessantes do que ele e que ninguém se toca de filmar.


5º lugar: ARMADORA

Os X-Men são outros cheios de filmes por aí, mas o legal é que podem fazer filmes solo dos personagens facinho, facinho. Tudo bem, Wolverine é fodão e a escolha óbvia pra isso de cara, mas os filmes...
Sim, Wolvie, você merecia filmes melhores
Os X-Men têm personagens obscuros mais interessantes do que o Formiguento pra render um bom filme. Uma personagem “filmogênica” (gostaram?) é Hisako Ichiki, a Armadora. Armadora é uma garota durona com um terno-robô feito inteiramente de efeitos especiais psíquicos. 
Uma liderança feminina incrível e, o mais legal, uma habilidade que chuta muita bunda quando está ativa, mas não a deixa totalmente imune a danos (afinal de contas, é difícil construir tensão quando o poder do herói é "não poder ser morto").
Fora que já tirou sarro do nosso querido carcaju. Mais um ponto positivo pra ela.


4º lugar: RESGATE


O Homem de Ferro tá mais popular do que a pipoca de cinema. Ele gerou mais dinheiro pra Marvel do que qualquer outro herói e está acostumado a "fazer coisas novas impressionantes." Esse é o ponto de partida perfeito pra um spin-off. E os quadrinhos já introduziram um. 
Resgate é o que acontece quando Tony finalmente constrói algo que não pode ser usurpado por bandidos. Da maneira que ele disse que faria três filmes atrás. Não sou especialista em segurança, mas quando suas armaduras foram usadas em tentativas de assassinar o presidente dos EUA, você pode não ter reduzido a sua contribuição para o terrorismo.
Renderia ou não uma BOA produção?
Resgate (porque não Muié de Ferro?) é uma proteção e salvamento do sistema movido a repulsor desarmado, e a deu à Pepper Potts porque ele sabia que não ela poderia usá-la sem queimar a fiação de um canhão de plasma com a virilha. E não importam os civis: Resgate pode salvar filmes de super-heróis. Precisamos de novas estruturas de história além de "Aqui tem um cara bom e um cara mau, alguns socos e agora apenas um cara legal." Resgate oferece uma arena totalmente nova pra efeitos especiais impressionantes: o filme-catástrofe de super-heróis. Por que não?
Sim, Resgate poderia salvar esse filme. Literalmente...
Em vez de produzir vilões que não conseguem ameaçar a imortalidade do herói blindado, você pode ter o seu herói lutando contra um ilimitado número de efeitos especiais. Um filme de Resgate seria o cruzamento final, não entre heróis, mas gêneros inteiros, um choque de nível cataclísmico na computação gráfica. Já pensou ela indo ao encontro da erupção de um super-vulcão, onde uma estação espacial vai cair? Exagerei?? Ah, a Resgate dá conta...


3º lugar: ORÁCULO


"Sou um super-gênio com o equipamento mais avançado de todos os tempos!" 
"Legal, e o que você faz com isso tudo?" 
"... hmmmm. Soco pessoas, eu acho."
"Meus punhos falam mais do que minhas bat-bugigangas."
Filmes de super-heróis não devem ser um único gênero. Hoje todos eles se resumem a super-Rocky Balboa: apanhar, ficar com raiva, revidar. É legal, mas perfurar pessoas não devia ser sua única estratégia quando você tem mais eletrônica que a NASA. Super-heróis devem atacar em todos os gêneros de filme e Oráculo oferece o mais intrigante: o super-assalto.
Barbara Gordon é Oráculo, ultra hacker de Gotham, a única mentora dos grupos de coordenação de pessoas contra o crime. Filmes sobre assalto fazem tanto dinheiro que até mesmo Onze Homens tem duas continuações, e seu único trunfo é ter o George Clooney. Imagine um assalto nas alturas das torres de Gotham, recuperar informações sobre os planos secretos de um chefão do mal, com heroínas como Canário Negro, Lady Shiva e Caçadora. Todos os filmes de assalto têm personagens que são praticamente sobre-humanos em sua única habilidade. Porque não um filme desses com elas? 
Aqui a produção não seria BOA, seria... nham... deixa pra lá.
Ponham o Charada como vilão e ele pode finalmente ficar tão legal nos filmes como é jogos “Arkham”. O super-assalto seria uma enorme pilha de dinheiro na mesa à espera de ser roubada (afinal, é o clichê eterno desses filmes). E Oráculo coordenando o contra-ataque seria interessante pra variar um pouco. Sem esquecer a quantidade imensa de couro bem recheado na tela.


2º lugar: VIÚVA NEGRA

A estratégia da Marvel sempre foi costurar tantos títulos quanto possível. Apostaram em dar um filme a cada Vingador antes do grande conjunto, e valeu a pena, então agora estão voltando pra cobrir os Vingadores que eles perderam. E "voltar" significa "Volte 50 anos pra quando alguém era estúpido o suficiente pra pensar em colocar o Homem-Formiga na mesma equipe que o Thor.".
Vamos ver: Deus imortal, monstro imbatível, arma de destruição
em massa hiper-inteligente, pessoas realmente pequenas.
Homem-Formiga! O pior Vingador da história (e essa é uma posição que ratificarei num próximo post). E nós vamos ver o filme dele antes do da Viúva Negra, a super-espiã russa que já esteve em dois filmes importantes. A Vingadora que matou mais bandidos com um macacão do que o Capitão América fez com uma super-droga na 2ª Guerra Mundial. Pô, a Marvel deu duas tentativas de filme pro Hulk, e todo filme seu é "Buááá, eu não quero atingir as pessoas quando bater nelas.". Se houvesse justiça, Viúva Negra teria ultrapassado a franquia do James Bond. 
Quais os motivos pra ela não ganhar um filme-solo?
Viúva Negra poderia nos trazer o filme de super-espionagem. Uma história da inteligência superando os super-poderes, onde idiotas todo-poderosos são contrariados pela astúcia ao invés de alguém com uma marreta.


1º lugar: MULHER-MARAVILHA

A verdadeira lição dos super-heróis é que qualquer um pode se tornar um herói. E um herói com um filme. Basta olhar pra todos os vigilantes que tiveram filmes desde que "Batman Begins" revolucionou o tema.
Parece que o super-heroísmo é secretado por testículos caucasianos.
Super-Homem, Batman e Mulher-Maravilha são a santíssima trindade de heróis da DC, representando justiça brilhante, vingança sombria e ...hmm...uma mina. Se você tá achando eu tô exagerando, confira os muitos lançamentos cinematográficos que eles tiveram. 
Os bat-mamilos tiveram mais filmes do que a Mulher-Maravilha. O estúpido lançamento de logo do Super-Homem apareceu em mais filmes que a Mulher Maravilha.
Ao ver essa cena dá vontade de fazer isso com o DVD. Sorte que o resto do filme salva...
E agora o Homem-Formiga vai ter seu próprio filme. Estamos preparados pra ter o pior homem possível antes de termos a mulher mais maravilhosa. Prefiro um herói que seja famoso, mas não por bater em mulheres.
Gal Gadot foi escalada como Mulher-Maravilha em Batman vs Superman. Tá vendo? Ela é uma personagem coadjuvante no segundo filme de outro personagem. É tão esquecida que até temos um filme sobre Batalha Naval, com a bomba "Battleship, a Batalha dos Mares".
Hasbro, Warner Bros.
E pensar que tem gente que se preocupa mais com o da esquerda.
Enquanto Super-Homem luta contra ameaças incríveis como "um cara careca” e Batman soca deficientes mentais, os vilões da Mulher Maravilha são todo o panteão grego de deuses e monstros. Isso é cinema espetacular, apenas esperando pra acontecer.

E aí, mereciam ou não seus próprios filmes antes do “grandioso” Homem-Formiga? Aguardando as rajadas de ódio nos comentários. See ya later...

Um comentário: