segunda-feira, 23 de junho de 2014

TOP 10: MONSTROS GIGANTES

Pra mim, que gosto de tudo quanto é filme ou seriado “tosco”, os que têm monstros gigantes estão entre meus preferidos. Talvez por me iniciar nisso com Changeman, Jaspion e Spectreman, as cenas de monstros pisoteando prédios de isopor me fascinam até hoje. No cinema, a produção melhora e a destruição aumenta, pra alegria de adultos que se sentem com 11 anos vendo esses filmes. Então atualizem seus seguros residenciais pra conferir esse time destruidor...


10° lugar: BALTAN (Ultraman)
Esse é o monstro mais chato que Ultraman enfrentou. Pra piorar, é uma raça inteira de monstros chatos. Com poderes de teleporte, multiplicação e risada chata, Baltan deu muita dor de cabeça pro herói prateado. Mas, como eram vários, nos dava alegria porque podia ser morto de maneiras variadas. Mas que dava uma economia pra produção, ah, isso dava...


9º lugar: RANCOR (O Retorno de Jedi)
Após meter a mala pra cima do Jabba, Luke vai parar em um calabouço e descobre o que, pouco antes, tinha comido uma dançarina Twi' lek (no mau sentido). Um rancor imenso caça o pobre jedi como um gato atrás de um rato, mas nosso herói desarmado consegue vencer o monstrão. Mais um motivo pra odiarmos Jabba, pois o choro do tratador com a morte do rancor revela que ele era uma criatura dócil e bondosa. Será?


8º lugar: HOMEM DE MARSHMALLOW (Os Caça-Fantasmas)
O clímax do filme se dá com a chegada do fantasma motherfucker Gozer. Com a destruição de seu portal, os caça-fantasmas pensam ter destruído o vilãozão, mas se enganam e Gozer é até camarada, dando a eles a chance de escolher como morrer. Eles tentam não pensar em nada, mas Ray acaba lembrando da infância, e um gigantesco homem de marshmallow vestido de marinheiro aparece, destruindo carros e edifícios até chegar ao prédio onde estão os caça-fantasmas. Apesar de aparecer pouco no filme, Stay Puft (nome original) conquistou muitos fãs, virando até mocinho no desenho animado.


7º lugar: PAREGONTAS (Jaspion)
Um episódio do Jaspion que a maioria dos fãs lembra é sobre o garoto Hyute, que adora nosso herói. Ele desenha suas próprias histórias, até que um dia os vilões têm a “brilhante” ideia de querer dar vida aos seus desenhos. MacGaren lança o desenho sobre uma placa mágica e surge Paregontas. Apesar da aparência boba, o gigante ameaça Tóquio se fundindo às paredes dos edifícios. Jaspion luta com ele a bordo de Daileon, mas não consegue derrotá-lo. Hyute encontra a folha no chão e rasga, fazendo o monstro ficar mais fraco. É aí que Jaspion consegue destruí-lo. Mas o grande momento é quando Jaspion, sabendo que o monstro ficava calmo com música, toca o tema de encerramento da série num mini system e incentiva o gigante: "Vamos, dance, Paregontas, dance.".


6º lugar: YMIR (A 20 Milhões de Milhas da Terra)
Uma lista de monstros nunca está completa sem o mestre do stop-motion Ray Harryhausen. Ele tinha um talento extraordinário pra dar vida às suas criaturas. Ymir é amedrontador, mas ao mesmo tempo humano e até patético ao tentar se adaptar à Terra, onde é caçado e ameaçado. Uma nave espacial americana cai no mar perto da costa da Sicília. As equipes de resgate descobrem que os astronautas trouxeram uma massa gelatinosa do planeta Vênus. Esse grude evolui pra um réptil, que é submetido a experiências em laboratório. Ele começa a crescer, até que foge, cresce mais ainda e detona Roma. Depois de lutar com um elefante no zoológico, a criatura vai para o Coliseu. Um dos melhores filmes sobre monstros à solta, curiosamente o monstro não tem nome no filme, mas é conhecido como “Ymir” pelos fãs.


5° lugar: MONSTRO SEM NOME (O Hospedeiro)
“O Hospedeiro” foi um filme que chegou de mansinho, o boca-a-boca o popularizou e fomos brindados com um monstro que não tinha nada de mais, mas acabou chamando a atenção. Ele não chega a ser gigantesco (maior que um elefante), mas dá um trabalho violento pras autoridades da Coréia. Cria de produtos químicos jogados em um rio, esse monstro sai da água sem aviso e começa a comer quem passa na frente. Enquanto o governo coloca a região em quarentena, uma família tenta encontrar a coisa pra resgatar sua caçula, que acabou engolida pelo bicho. Boa pedida numa época escassa de novos monstros gigantes.


4° lugar: MOTHRA (Mothra)
Aqui temos uma monstra, pois ela é uma mariposa (apesar que podia ser um mariposo). Protetora da Terra, ela sai de sua ilha quando alguma ameaça cai sobre a Terra. Mas numa expedição a sua ilha, pesquisadores levam de brinde 2 fadinhas cantoras bem gostosinhas pra ganhar uma grana com elas. Só que o canto das pequenas fofuras é um pedido de socorro, e nossa amiga Mothra vai ao resgate, mas ainda é uma simples lagarta. Atacada, entra em estado de casulo, pra depois emergir como uma mariposa de pelúcia. Já lutou contra vários outros monstros gigantes do cinema japonês, sendo a segunda colocada em aparições de filmes. E ganhou uma homenagem em "Monstros vs. Alienígenas".


3° Lugar – GAMERA (Gamera)
Se ficou surpreso do monstro gigante anterior ser aliado dos humanos, então fique de novo. A tartaruga gigante Gamera também protege o Japão de monstros gigantes que não têm o que fazer. Criado pelos atlantes pra servir como protetor contra a civilização Gyaos, ele possui uma ligação telepática com os humanos, especialmente as crianças, sendo chamado de "O Amigo de Todas as Crianças". Gamera cospe fogo e voa, usando jatos de fogo. Quase indestrutível, o poder de Gamera não parte somente de sua mobilidade e força. Mísseis e outros projéteis são atirados de sua boca, além de bolas de fogo. Fora o truque de se esconder dentro do casco pra evitar ataques e girar rapidamente pra atingir inimigos. Pra uma tartaruga pré-histórica que anda em duas patas, voa e manipula objetos com seus membros superiores e que tinha tudo pra arrancar apenas risadas dos espectadores, Gamera prova que é um legítimo casca-grossa.


2° lugar: KING KONG (King Kong)
King Kong é um dos ícones do cinema, reconhecido em qualquer canto. Praticamente toda a humanidade conhece a história do gorila monstruoso que vive tranquilamente em sua ilha até ser perturbado por um cineasta de segunda e que se apaixona pela única loira que tinha visto na vida. Levado preso apenas por amar, nosso macaco é acorrentado e exibido ao público, escapa, sobe no Empire State e batalha contra aviões até a morte. Num falei? Nada do que você leu é novidade. Mas essa simplicidade atravessa décadas e ganhou um maravilhoso remake pelas mãos de Peter Jackson, presenteando o primata com uma produção digna de respeito desde seu filme de 1933. Sim, desde o primeiro, porque o de 1976, as continuações, a versão mecha... deixa pra lá.


1º lugar: GODZILLA (Uma porrada de filmes)
Ué, mais que óbvio. Própria definição de monstro gigante, Gojira é um artista mais versátil do que se pode imaginar. Criado por uma explosão nuclear, ele representa o medo das armas nucleares. Seu imenso tamanho, força, terror e destruição relembra as bombas atômicas jogadas em Hiroshima e Nagasaki. Ao longo de seus filmes, já foi vilão, já passou pro lado do bem, tretou com muitos monstros dessa lista e tem até estrela na calçada da fama. Apesar de sua popularidade ter caído nos últimos anos, a paixão pelo lagartão continua, com o 30º filme lançado este ano, sendo o monstrão com mais filmes no currículo. E que venham mais deles...


Então é isso, turminha. Gigantes pela própria natureza, esses monstrengos sempre vão ter lugar garantido na estante de nerds como nós. Mesmo que derrubem as paredes depois disso. See ya later...

Nenhum comentário:

Postar um comentário