domingo, 5 de julho de 2015

TOP TRIN: TROCENTAS VERSÕES DO HULK

Gibis de super-heróis são uma coisa tão variada, cheia de imaginação, humor, reflexos sociais e muito mais. Nos tempos de hoje temos roteiros phodões, sagas imensas e naturalmente, revistas de qualidade duvidosa também. Mas às vezes uma história simples com algumas trocas de socos já basta pra divertir. E o Abacatão é mestre nisso.
Um dos personagens mais conhecidos dos gibis, O Incrível Hulk nem sempre foi o monstro burro verde que conhecemos. Bruce Banner já teve outras versões de seu monstro burro. Nem sempre verde, nem sempre burro, nem sempre ele. Nem semp... esquece. Simbora VER DE perto (ráááá, entendeu??) um monte de Hulks bacanas e chinfrins...


CINZA
Em sua primeira revista, de 1962, o Hulk seria cinza. Graças a problemas na impressão, o monstrão apareceu com tons que iam do cinza até o marrom e verde, que acabou como a versão final na edição seguinte. Nas primeiras histórias Hulk era bem mais parecido com o Monstro de Frankenstein, além do fato de que se transformava somente à noite. Com o tempo isso mudou. Todo mundo tá careca de saber disso, mas eu tinha que começar de algum lugar.


SR. TIRA-TEIMA
Com vários problemas de personalidade, Banner acabou se tornando cinza novamente, só que mais inteligente de quando era verde. Dado como morto, adotou a identidade de Sr. Tira-Teima e começou a trabalhar como leão de chácara pra um dono de cassino em Las Vegas, numa fase cheia de humor negro.


O INCRÍVEL COISA
Na saga alternativa "Era do Apocalipse", Banner nunca se tornou o Hulk e os mutantes dominavam o mundo. Ele queria se tornar mutante pra deixar de ser um cidadão da classe baixa, então se vende a um dos Cavaleiros do Apocalipse pra fazer experiências com mutantes e, logicamente, em si mesmo. O resultado foi o Coisa, um Hulk cinza sobre o qual Banner tinha controle.


ABORÍGENE
Em "Dinastia M", Banner se isola entre os aborígenes da Austrália pra controlar seu lado monstruoso. Lá ele aprende a alcançar a paz interior, mas acaba sendo obrigado a lutar contra o governo mutante malvado que ameaça a segurança de seus novos amigos. Após a vitória e sem obstáculos no caminho, ele se junta a um grupo terrorista e domina a Austrália.


INFERNAL
Em outra realidade alternativa, Banner se torna o mago supremo após ser separado magicamente do Hulk. O monstrão vai parar no inferno, sendo corrompido por seres demoníacos e transformado em um demônio. Sem nenhuma bondade em seu coração esmeralda, o Hulk Infernal escapou do inferno e tentou matar Banner, mas acaba lançado de volta ao lar.


SKULK
Pra quem não se lembra do universo Amálgama, foi uma série que misturava personagens da Marvel e da DC. Uma dessas pérolas saiu durante testes de radiação gama do cientista Bruce Banner, quando apareceu Solomon Grundy. Uma bomba explodiu e fundiu os dois e, quando Banner ficava irado, se transformava em Grundy.


PROFESSOR HULK
O que surge quando você mistura a força do Hulk com a inteligência de Banner? Um Hulk galã. Na deficiência criativa dos gibis dos anos 90, nem o Verdão escapou, passando a usar regata e cabelo lambido. Vale lembrar que o Hulk Sr. Tira-Teima também era bem vestido e inteligente, mas não como Banner, tendo o triplo da graça.


MAESTRO
Apesar do Professor Hulk ser bem sem-graça, foi nessa fase que publicaram a ótima "Futuro Imperfeito". Após uma guerra nuclear que devastou a maioria da população mundial, Hulk se transformou no ditador Maestro. A radiação nuclear que absorveu o enlouqueceu, assim como ampliou sua força. Apenas um grupo de revolucionários, liderados por um idoso Rick Jones, se opõe ao tirano. Inteligente como Banner e amargo por seu destino, Maestro governa o mundo duramente até ser derrotado pela “versão atual” do Professor Hulk.


ZUMBI
Em mais um mundo paralelo, o Quarteto Fantástico vira zumbi e espalha o vírus pelo universo Marvel. Praticamente todos os heróis viram comedores de carne humana, mas a diferença em relação aos tradicionais cabeças-ocas do cinema é que aqui o humor negro rola solto. No caso do Hulk, é sua fome o fator pra Banner virar um monstro verde com cheiro de carniça. Quando se empanturra de carne humana, ele se dá por satisfeito e se acalma. O problema é quando ele reverte à forma de Banner. Já que ele diminui de tamanho, seu estômago também fica menor, fazendo com que todo o banquete acabe explodindo sua pança, antes de ser perfurada pelos ossos das vítimas.


VELHO
Último sobrevivente da Terra após um holocausto nuclear, Hulk/Banner vaga pelas ruínas do planeta. Deprimido, Banner resolve gravar um vídeo como último registro de sua raça, mas também tem o desejo de se matar e se ver livre de sua maldição. O problema é que seus poderes de cura o atrapalham. Já seu lado Hulk que viver, lutando contra baratas mutantes e insistindo em provar que é o mais forte de todos. Escrita por Peter David, "O Último Titã" tem uma linda narrativa, mostrando que o maior inimigo do ser humano é ele mesmo e que, mesmo alcançando o que mais se deseja na vida, às vezes não ficamos satisfeitos.


HULK JONES
Com uma nova explosão de radiação gama, Rick Jones (o Jimmy Olsen do Banner) também se tornou um Hulk verde e burro, só que a diferença é que o cabelo dele era igual ao do Zezé di Camargo nos anos 90. Tentando salvar Rick, o Hulk permitiu que o Líder sugasse toda a radiação gama do corpo de Rick, tornando o vilão mais poderoso e com um elo mental com o garoto.


HULK 2099
No (infelizmente) extinto universo Marvel que se passa no ano de 2099, adoradores do Hulk original resolvem criar sua própria versão do Golias Esmeralda. John Einsenhart, executivo de Hollywood, denuncia o grupo, que pretendia reproduzir a explosão que criou o primeiro Hulk. Mas, ao presenciar o assassinato a sangue frio dos adoradores pelas autoridades, se arrepende e acaba atingido pela explosão, se tornando o Hulk 2099 e assumindo a luta dos Cavaleiros de Banner.


HULK PARKER
A história "Tiros na Noite" mostra um universo paralelo onde Bruce Banner não se tornou o Hulk, mas Peter Parker, um jovem rebelde que estava no lugar errado na hora errada. Após matar acidentalmente o Homem de Ferro (Steve Rogers), Hulk Parker se isola da humanidade até Galactus chegar pra fazer uma boquinha. Já que o Quarteto Fantástico não existe nessa realidade, sobra pra Peter se sacrificar pra salvar a Terra.


HULK REAL
Na minissérie "Ruínas" vemos uma versão mais realista dos acontecimentos da Marvel. Pra refrescar a memória, lááá no número 92 da revista do Hulk da Editora Abril, o Wolverine diz que a condição de "Hulk" do Banner é apenas um câncer que faz com que suas células se multipliquem rapidamente, lhe dando força, resistência e fator de cura. Já em "Ruínas", Banner não consegue controlar esse câncer, explodindo em diversos tumores no momento em que salvou Rick Jones.


PRIMATA
"Terra X" veio no embalo de "Reino do Amanhã", e aqui temos Banner separado de Hulk, mas de uma maneira inesperada: Banner virou um garoto enquanto o Hulk é um tipo de monstro-gorila. Interessante, mas nada a ver com o clássico "Hulk Esmaga".


HULK ULTIMATE
Na versão dos Vingadores no universo Ultimate, Os Supremos, Bruce Banner é o cientista responsável pela recriação do soro do super-soldado. Com os Supremos custando bilhões aos cofres do governo e sem nenhuma missão inicial, Banner resolve injetar seu experimento em si mesmo pra poder virar um monstro enorme, cinza, brutal e sacana, tudo isso pra tirar os Supremos do marasmo.


GLADIADOR
O Hulk já tinha sido exilado pra outra dimensão uma vez, quando até fez amizade com os Pompons Coletivos. Voltou pra casa e, recentemente, os "inteligentíssimos" membros do clubinho Illuminatis (Charles Xavier, Dr. Estranho, Reed Richards, Namor, Homem de Ferro e Raio Negro) resolveram banir o Abacatão de novo, dessa vez para o espaço. Hulk acaba caindo no planeta Sakkar, num arco de histórias em que ele se torna escravo, líder revolucionário e rei do planeta. E os Illuminatis viveram felizes para sempre. Bom, não, já que o Hulk retornou sedento de vingança...


RULK ou HULK VERMELHO
Numa tentativa de recriar o projeto Supersoldado, o General Ross, eterno pé-no-saco de Bruce Banner, usa em si mesmo uma mistura do sangue do Hulk com radiação gama. O resultado: ele se torna um Hulk vermelho exageradamente poderoso. Só não me pergunte porque o bigode some quando ele se transforma.


KRUNK 
No desenho animado "Amigos da Justiça", que faz paródia com alguns heróis da Marvel, a contraparte do Hulk é Krunk. É basicamente tão poderoso quanto seu gêmeo verde, a diferença é que é roxo e com personalidade infantil. Sua força aumenta não só com a raiva, mas também quando está muito feliz ou animado.


HULK BRASILEIRO
Pra finalizar, a incrível história de Paulo Henrique dos Santos. Ao participar de uma corrida, Paulo se pintou de verde pra representar o herói. O problema é que após a corrida, a tinta não saía do corpo.
Paulo precisou da ajuda dos vizinhos e só conseguiu remover a tinta depois de 25 banhos. Teve que usar sabonete, xampu, detergente e álcool, além de um esfregão de privada.

É isso, rapeize. Agora aguardem versões do Hulk em azul, rosa, amarelo... Opa, o amarelo já apareceu na saudosa "Grandes Heróis Marvel 11", em "O que aconteceria se...?"


AMARELO

Depois dessa, até a próxima. See ya later...

Nenhum comentário:

Postar um comentário