quinta-feira, 15 de outubro de 2015

TOP 5: OS SUPERPODERES MAIS IMBECIS


Os efeitos especiais de Hollywood finalmente se aproximaram da imaginação dos roteiristas de quadrinhos e, finalmente, o público em geral está ficando familiarizado com as habilidades dos nossos super-heróis favoritos: o Professor X lê mentes, Thor controla os relâmpagos, o Batman tem muito dinheiro... Mas alguns desses poderes nunca foram pro cinema. Um motivo é porque eles foram eliminados dos quadrinhos antes de atingirem sucesso, o outro motivo é porque eles são bem estúpidos.


5º LUGAR: MAGNETO TEM UMA “PERSONALIDADE MAGNÉTICA” 
Magneto, o terrorista genocida favorito dos X-Men, tem a capacidade de controlar metais. Esse é um poder legal. Mas com um pouco de criatividade por parte dos roteiristas, ele fica impressionante rapidão: além de poder entortar a Torre Eiffel como um pretzel, ele pode manipular o ferro do seu sangue pra fazer você desmaiar. Se você achou o nome dessa colocação um trocadilho idiota, saiba que Stan Lee fez isso na edição 18 de X-Men: 
É revelado que Magneto é capaz de controlar a mente de outras pessoas, simplesmente porque o termo “personalidade magnética” soa bem. Então o que, Magneto esqueceu que tinha esse poder nos mais de 50 anos desde aquela edição? Talvez ele deixou pra lá, já que não era muito bom nisso:


4º LUGAR: SUPER-HOMEM PODE DISPARAR MINÚSCULOS SUPER-HOMENS DOS DEDOS 
O Super-Homem tem mais poderes do que todos os universos de quadrinhos rivais combinados: voo, visão de raio-X, super-força, a capacidade de disparar homenzinhos das mãos...

Peraí... O que????
E daí? Homens comuns também atiram pequenas réplicas de si mesmos usando as mãos. Bom, mais ou menos...
Sim, teve uma época em que lançar anões estava entre os talentos oficiais do Super-Homem. Numa clássica história de 1958, o Super-Homem ruma pra uma nave espacial que explode em seu rosto quando ele a toca, lhe dando a capacidade de projetar em miniatura Super-Réplicas sob seu comando. Os Mini-Supers têm os mesmos poderes dele mas, infelizmente, eles não podem usar esses poderes ao mesmo tempo, deixando-o impotente e vulnerável enquanto seus minis trabalham. O fato de todos em Metrópolis adorarem os super-duendes não ajuda:

A explosão também deu ao Super-Homem outro novo superpoder: a capacidade de ser um assassino de sangue frio, porque ele realmente tenta assassinar os merdinhas com kriptonita...
"Antes vocês do que eu."
...que hilariamente sai pela culatra quando a kriptonita acaba nas mãos de alguns criminosos, que jogam de volta nele. O Mini-Me acaba se sacrificando pra salvar o Super-Homem da morte (merecida), e ele perde o seu novo poder. 
A pergunta aqui é se os pequenos Super-Homens poderiam disparar outros menores ainda de seus dedos, e se aqueles, por sua vez, poderiam disparar outros ainda menores - e assim substantivamente, até um nível subatômico. Há algumas coisas que meros terráqueos como nós não devem saber, talvez.


3º LUGAR: HOMEM DE FERRO USA PATINS A JATO 

Bruce Wayne e Tony Stark são dois playboys milionários e inventores geniais, mas como Tony foi criado décadas depois, ele foi poupado de todas as porcarias ridículas e exageradas pelas quais o Batman teve que passar. Ele não teve a Dança da Watusi ou o bat-spray repelente de tubarão, era apenas um sério e corajoso robô humano. Quer dizer, quase todas as porcarias. Porque veja aqui como sinistramente o Homem de Ferro vai para a batalha em seus... patins?
Os mamilos de ferro ficam pra outra postagem.
Issaí, a armadura do Homem de Ferro podia ejetar rodas das solas das botas. Ele usou esse poder uma vez...
Ele inventou isso enquanto estava sóbrio.
...e mais outras vezes, completamente sem noção do ridículo e comentando sobre como era divertida a patinação robótica.
Só lembrando: o Homem de Ferro pode voar. Não só pode voar como pode fazer incríveis manobras perto do chão. A única razão pra ele usar patins em Nova York em alta velocidade é porque ele deve gostar de patins quase tanto quanto gosta de whisky.
"Estou voando da forma menos aerodinâmica possível, mas pelo menos sou descolado."

A desculpa dos roteiristas era de que as rodas serviam como geradores para as baterias da armadura. Ah bom, agora sim ele ficou menos idiota...


2º LUGAR: DEMOLIDOR PODE SENTIR CORES 
O principal do Demolidor é que ele é um cara cego tão fodão que ninguém percebe que ele é cego. Claro, seus outros sentidos tão são intensificados que você detonaria ele se o levasse pra uma barraca de churrasco grego, mas parte do que faz com que ele funcione como personagem são suas fraquezas. Um cara cego fodão ainda é um cara cego. Só que os roteiristas devem ficar entediados fazendo o seu trabalho, e assim eles continuam aparecendo com desculpas pra livrar o Demolidor das desvantagens da cegueira. Como aqui, onde permitiram a Matt “ver” cores:
Esse é o Demolidor fazendo seu primeiro traje apenas “sentindo a cor” do tecido. A ideia geral faz sentido: o Homem-Aranha também costura seus próprios uniformes, o Homem de Ferro construiu sua própria armadura, o Hulk está sempre rasgando suas calças, etc. É claro que esses caras tiveram o benefício de ver o que eles estavam fazendo. Ou esse foi um superpoder que Stan Lee acertou na mosca ou o Demolidor é um baita mentiroso. A segunda alternativa é a melhor aposta, vendo como ficou o traje que ele acabou fazendo:
O homem sem medo... ou gosto.
 Mesmo assim, outros roteiristas foram usando essa ideia, fazendo dela uma regra: 

Acima, ele descobre a cor do cabelo do cara e vai pintar o dele igual. Desse modo, o Demolidor não só pode “visualizar” a cor do cabelo de alguém, sensualmente passando os dedos pelos cabelos, como também costuma carregar tinturas em suas missões. Já tentaram explicar esse poder, mas geralmente apenas pioravam as coisas: 
"Então você sente o calor das cores pelos dedos? Hum, interessante. Qual a cor da minha calcinha?"
Pois é, o Demolidor pode “sentir” o tom do cabelo e “tocar” o calor que as cores emitem. Então assim, sim...


1º LUGAR: SUPER-HOMEM POSSUI O SUPER-VENTRILOQUISMO
Ao  contrário do poder de criar anões, o super-ventriloquismo durou mais do que uma edição - foi parte das histórias do Super-Homem por décadas. E é exatamente o que parece: o ser mais poderoso do planeta tinha o talento de fazer sua voz soar como se estivesse vindo de outro local.
Quantas vezes acha que é muito, muito eficiente jogar sua voz em outro lugar? No mundo do Super-Homem esse número era inexplicavelmente alto. Apesar de ter uma infinidade de outros poderes realmente úteis, de vez em quando o Super-Homem vinha com um esquema complicado pra que pudesse mostrar seu truque de circo. E já que seu cão Krypto tinha o mesmo poder, obviamente ele queria envolvê-lo na brincadeira: 

E mais de uma vez:
Mas o Super-Homem não é apenas um candidato a shows com bonecos (e ainda acho que fazer isso é um superpoder de verdade). Aqui ele está projetando sua voz através do espaço:
A única explicação é que ele está criando uma fenda no espaço pra que sua voz possa viajar através do vácuo até a sala de controle. Tragicamente, o Super-Homem perdeu essa capacidade quando a DC reiniciou toda a sua linha de quadrinhos e jogou fora décadas de continuidade. E em todos os lugares os ventríloquos perderam sua melhor forma de publicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário