sábado, 22 de novembro de 2014

Spectreman

"Planeta: A Terra. Cidade: Tóquio. Como todas as metrópoles, Tóquio se acha hoje em desvantagem na sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir?" Spectreman-man-man-man...
Quantas vezes os nerds na casa dos 30 ou 40 anos já ouviram essa introdução? Tenho certeza que muitas, pois assim começavam as aventuras do herói Spectreman, que lutava pra livrar nosso planeta da poluição. Primeiramente exibido na década de 70 na TV Tupi e depois reprisado durante os anos 80 na Record e no SBT, Spectreman fez muito sucesso por aqui, deixando uma legião de fãs saudosíssimos. Marcou época também no Japão, pois provocou a segunda explosão de popularidade entre os seriados de monstros e afins, em 1971, e superou a audiência do famoso anime de baseball "KYOJIN NO HOSHI" durante todo o período em que concorreram.
O episódio piloto que não vingou
A idéia original da produtora P-Production era criar um programa onde "monstros macacos alienígenas" seriam os vilões e teriam o papel principal. Mas a idéia cresceu e se tornou o filme piloto da série, com 8 minutos: "CHOUJIN (Super-Homem) ELEMENTMAN", de agosto de 1970. Nesse piloto o herói aparecia com um visual vermelho, totalmente diferente do que acabou se tornando o verdadeiro Spectreman. Já o vilão, ao invés do Dr. Gori, era somente Karas (Raa, no original). Para viver a versão humana de Elementman foi escolhido o ator e modelo Jiro Dan.
Jiro Dan na série "O Regresso de Ultraman"
Mas esse episódio foi bombardeado pela emissora TV Fuji, nunca sendo exibido. O pessoal voltou pra prancheta, enquanto Jiro Dan passou para a imortalidade como Hideki Goh em "O REGRESSO DE ULTRAMAN". O projeto foi todo mudado, já que em Elementman a boca do herói podia ser vista, que nem a máscara do Capitão América. Assim como o filme "GODZILLA", de 1954, a intenção original era ser inovador e ter batalhas do Elementman contra monstros em stop-motion, mas o pouco tempo e dinheiro os fez mudar de idéia e voltar para a técnica das roupas de borracha. O que restou disso pode ser visto nos primeiros episódios de Spectreman, numa sequência de abertura, onde podemos ver de relance Elementman atrás do monstro stop-motion. Talvez eles pensassem que ninguém ia notar...
Elementman na abertura de "Spectreman". Xi, faiô...
Depois das mudanças a TV Fuji aprovou e, no dia 2 de janeiro de 1971, a série estreava com o título "UCHU ENJIN GORI" (Gori, o Homem-Macaco Espacial), talvez embarcando no sucesso da série "PLANETA DOS MACACOS". Mas no episódio 21, devido a muitos protestos dos telespectadores, foi alterado pra "UCHU ENJIN GORI VERSUS SPECTROMAN" e finalmente, do capítulo 40 em diante, somente "SPECTROMAN" (Spectreman é o título fora do Japão).
Tetsuo Narikawa, o rosto de Spectreman
Na história, o brilhante gênio da ciência do planeta Épsilon, Dr. Gori, foi escolhido pelo povo como seu líder. Mas ele achava que sua tecnologia superior foi feita pra ser usada para a guerra e conquista intergaláctica. Gori foi julgado e condenado a um processo em que o seu desejo para o mal seria retirado de sua mente, pois em Épsilon não havia pena de morte. Só que ele foge com a ajuda de um oficial do exército chamado Karas, que se torna seu braço direito. Juntos vagaram pela galáxia até chegarem à Terra, que cativou Gori com sua beleza. Ele desprezou os seres humanos, porque a humanidade tinha sido abençoada com o mais belo planeta que já tinha visto, mas eles arruinaram o ar e a água, então usaria a poluição gerada por eles para criar seus pavorosos monstros.
"Só não te dou outra porque..."
Entretanto, a Federação Espacial do planeta Nebula 71, construída para proteger planetas subdesenvolvidos da destruição, envia o ciborgue Spectreman para proteger a humanidade. Ele assume a identidade de Kenji e entra para o Grupo Anti-Poluição, onde luta em segredo pra salvar a Terra dos terríveis inimigos. A série teve 63 episódios, exibidos de janeiro de 1971 até março de 1972.
PAN-PAN-PÃRAN-PANPAN...
Kenji não podia se transformar à vontade. Seu poder vinha da nave dos Dominantes e ele precisava pedir permissão pra isso. Sendo atendido, saudava seus superiores com um gesto nazista e respondia: "Às ordens". Muitas vezes o pedido era negado, levando Kenji a se revoltar contra seus mestres e quase virando picadinho de ciborgue. Em forma humana Kenji foi demitido e recontratado pelo Chefe Kurata quase todas as semanas, mostrando que não era um empregado lá muito confiável.
Chefe Kurata, veja, é Spectreman. "Uuuhh, ótimo..."
Ao contrário de outros heróis, Spectreman não usava uma grande quantidade de armas de energia. Como pareciam drenar seu poder, ele partia pra porrada mesmo. Sua principal arma de energia era o Spectre-Flash, que parecia um arco-íris. Suas outras armas eram shurikens coloridos e as Slices, lâminas serrilhadas em cada uma das luvas.
Raio Rainbow Brite, os shurikens de plástico e a luva do Batman.
Porém, os destaques do seriado eram mesmo os vilões. Karas, o capanga puxa-saco, é o mais engraçado, mesmo às vezes matando humanos sem nenhuma misericórdia. A comédia está nas suas tentativas de se disfarçar e passar imperceptível na Terra. Outras são sua tentativa de copiar os gestos de Gori ou quando leva a culpa pela destruição dos monstros.
Um mestre na arte do disfarce.
Dr. Gori, com seus chiliques toda vez que Spectreman detonava o monstro da vez ou com seus gestos megalomaníacos, ganhou mais vida ainda através da sensacional dublagem de Carlos Seidl, o dublador do "Seu Madruga". Por incrível que pareça, quase toda a mensagem ecológica era geralmente dita pelo vilão, que não acreditava como os humanos podiam tratar tão mal esse maravilhoso planeta. Havia horas em que ele parecia ter mais amor pelo planeta do que a maioria dos habitantes da Terra.
"SE EU FOR ELEITO..."
No último capítulo, Gori utiliza a mente de um boxeador em um de seus monstros, tornando-o quase invencível. Mas Spectreman vence o bicho, deixando Karas enfurecido, que parte pra cima de Spectreman. Karas também é morto, restando ao Dr. Gori cometer suicídio. À beira de um penhasco, Spectreman o pede pra usar seu conhecimento para o bem. Gori recusa, dizendo que seu objetivo é a conquista, pois o mal é sempre lembrado, e o bem facilmente esquecido. Enfim, se joga com uma bomba e explode. Spectreman, que havia sobrecarregado sua energias, não pode mais voltar a ser Kenji, tendo que retornar ao seu planeta natal.
Muitas vezes visto como uma imitação "ULTRASEVEN", Spectreman foi um enorme sucesso em todo o mundo, especialmente na América do Sul. O tema de abertura no estilo hard rock é lembrado pela maioria dos fãs internacionais, sendo mais conhecido que o tema original. O sucesso no Brasil gerou uma série de histórias em quadrinhos, que tinha diferenças em relação à TV. Spectreman era azul e prateado ao invés de marrom e dourado, o Dr. Gori tinha cabelos pretos (??) e alguns nomes eram diferentes. Com algumas capas muito bonitas, hoje são cobiçados itens de colecionador.
Para os padrões de hoje, Spectreman deve muito nos quesitos produção e efeitos especiais. Vista hoje por quem nunca assistiu, sempre passará a sensação de ser uma porcaria completa, pois até mesmo o programa do Chapolin passava mais realismo nas cenas de encolhimento do Vermelhinho.
Mas quem assistiu numa época em que monstros de borracha eram mesmo colossos de 30 ou 40 metros e maquetes de isopor realmente eram cidades habitadas vai sentir aquela vontade de ver um episódio novamente. Seja o do pai que vira um monstro que come lixo, o do monstro Semáforon (meu preferido) ou o da OPERAÇÃO GENOCÍDIO. See ya later...

4 comentários:

  1. Pô!! Eu gostava e ainda gosto de assistir Spectreman.

    ResponderExcluir
  2. Poxa eu até hoje me excito de ver as lutas dele!!!

    ResponderExcluir
  3. É UMA PENA QUE ATÉ HOJE EU AINDA NÃO CONSEGUI ENCONTRAR UM BOM SITE PARA PODER BAIXAR ESSA RARIDADE SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM SITE ME AVISEM POR FAVOR EU GOSTARIA MUITO DE TER ESSA RARIDADE EM MÃOS MUITO OBRIGADO !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está completo, mas já é um começo, Isabelle. http://diskokosmiko.mx/grupoplanetsatsus/195-spectreman-47227

      Excluir