quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

DOSSIÊ SEXTA-FEIRA 13 - TERCEIRA FATIA

Olá, olá, olá entrincheirados. Com a proximidade de uma sexta-feira 13, volto com mais uma postagem sobre o mascarado mais famoso do cinema. Se não viu as outras, clique aqui e aqui. Nesta veremos um dos piores filmes da franquia e outro que (pra mim) é o melhor de todos. Comecemos pela parte ruim...
Como a Parte 4 recebeu o subtítulo de "Capítulo Final", menos de um ano depois os produtores vieram com "Sexta-Feira 13 - Um Novo Começo". Corey Feldman não participou desse filme porque estava envolvido com as filmagens de "Os Goonies", por isso ele só aparece num sonho no início do filme.
Tommy Jarvis fica xarope após matar Jason no filme anterior e, agora com uns 20 anos, é enviado a um centro de tratamento mental nas proximidades de Crystal Lake (???). Se tivesse cara de clínica tudo bem, mas parece só mais um acampamento, onde os malucos residentes podem fazer tudo o que quiserem.
O Tommy mais insosso da série. Não parece o Tom Cruise?
O médico até deixou um rapaz furioso usar um machado pra cortar lenha, talvez pra extravasar sua raiva, mas ele faz isso no gordo chato do filme.
A polícia aparece, recolhe os restos, prendem o louco e tudo volta ao normal, até que Jason aparece pelas redondezas, usando uma máscara com detalhes azuis, dando a entender que não é o assassino imortal, apenas um sósia.
Aí começa um desfile de personagens inúteis que apenas fazem o favor de morrer. Usou drogas? Já era. Transou? Caixão. Olhou alguém transar? Morreu. Pensou em transar? Vixi. Saiu pra cagar? Morre também, todos com seus 2 minutos de fama antes de empacotar.
Pois é, Demon, cagada foi passar pelo banheiro desse filme.
A turminha do hospício/fazenda também vai sendo eliminada, mas as sequências de mortes são tão frequentes que não existe suspense. A xaropinha Tina (cuja atriz tem o sobrenome Voorhees na vida real) tem a melhor morte do filme e também... urrúúú... os melhores peitos da série toda.

Debi Sue Voorhees em todo seu esplendor...

...até ser obrigada a fazer cosplay do Ciclope.

Mas seu namoradinho ficou com inveja e quis fazer igual.
Tommy tem visões do Jason em todo lugar. Será que ele é o assassino?? O que é certo é que não é preciso nenhum esforço pra mandar pro buraco um punhado de adolescentes que estão dispersos por uma casa enorme.
Violet é a coisa mais fofa do filme e sua dancinha do robô é inesquecível.
No final, os sobreviventes, incluindo Tommy, enfrentam o tal Jason, que tem sua identidade revelada após sua morte.
Só podia ser Roy, um dos únicos figurantes que ainda não havia morrido.
Era um dos paramédicos que recolhem os restos do gordo chato do início do filme (seu filho), que acaba se vestindo de Jason pra se vingar da morte do pimpolho. Uma cena involuntariamente divertida é quando o xerife, explicando os motivos do paramédico Roy, mostra um recorte de jornal que tem uma foto do Jason. MAS QUEM TIROU AQUELA FOTO E SOBREVIVEU PRA CONTAR A HISTÓRIA???
Talvez tenha sido tirada com lentes telescópicas.
Tem mais: Tommy mata a sobrevivente Pam no hospital, mas era só um sonho do rapaz perturbado. Após isso, Pam entra no quarto e encontra a janela quebrada. Atrás dela, Tommy com a máscara do Jason e uma faca na mão. Outro sonho? Bom, o filme termina aí, mas nenhuma menção a esse final até que legal é feita no filme seguinte.

Agora sim, o melhor de todos. Jason finalmente aparece como um zumbi, muito mais ameaçador e mortal. A ruindade da Parte 5 alertou os produtores, que deixaram de levar a série tão a sério e fizeram "Sexta-Feira 13 Parte 6 - Jason Vive" em clima de paródia. Retiraram toda aquela parada de esconder o assassino até o final, tentando criar um clima de suspense que nunca dava certo. E não é que deu certo?
Lembram dele em "A Volta dos Mortos-Vivos"?
Tommy dá uma escapadinha de alguma clínica com um amigo pra incinerar o corpo de Jason. Só no primeiro minuto ele já diz mais frases do que o Tommy da Parte 4 no filme todo. A idéia de Tommy é meio de jerico: não tinha por que fazer isso, já que ele matou Jason quando garoto na Parte 4 e agora ele é um adulto. Então Jason estava "morto e enterrado" há quase 20 anos. Enfim, a dupla desenterra Jason, mas Tommy tem um surto de raiva e crava uma lança no peito do defunto.
Grande idéia, Tommy...
Um relâmpago atinge a lança e ressuscita o psicopata, que mata o amigo de Tommy com um soco no peito. Tommy foge e em seguida temos uma das várias piadinhas do filme: os créditos iniciais imitam a clássica abertura da série 007.
Tommy chega à delegacia, mas o xerife não acredita em sua história. A comunidade quer esquecer o reinado de terror de Jason, trocando até mesmo o nome do lugar de Cristal Lake para Forrest Green. Acontece que Jason não está nem aí pra isso e segue para a colônia de férias pra fazer o que faz de melhor.
Isso ele já faz logo de início, onde ele está parado no meio da estrada com uma lança nas mãos. Um casal está num Fusquinha e a mulher diz: "Já vi muito filme de terror. Sei que um louco de máscara não é legal.".
Jason vai te dar o troco por ter matado o Patrick Swayze em "Ghost".
Jason já começa a trabalhar sem aquela frescura de o esconderem até o fim do filme. Aqui ele se torna o verdadeiro personagem principal do filme. Ao chegar ao acampamento, finalmente vemos um cheio de crianças.
"Vamos ser trucidados nesse fim de semana??" - "Yeeeeessss..."
Só que Jason prefere matar os monitores do que os pequenos pentelhos. Tommy foge da cadeia com a ajuda da filha do xerife e a dupla vai atrás do monstrão. Pela primeira vez na série a polícia finalmente entra em ação. Mas isso não faz muita diferença, já que todos são despachados depois de gastar inutilmente sua balas no mascarado.
Com mortes legais, bom ritmo, ótimas piadas e trilha sonora do dinossauro Alice Cooper, a Parte 6 tem um dos melhores roteiros de toda a série, pois nunca se leva a sério.
Vai uma mãozinha?
Ele também deixa de lado a idéia de que todos os figurantes devem morrer e os monitores não são os mesmos de sempre. Por exemplo, não temos o casal que transa o tempo todo ou o bobão que corre atrás da gostosa.
Jason cura os problemas de coluna do Xerife Garris.
Por falar nisso, um defeito do filme é que NENHUMA TETA aparece no filme. Tirando essa falha imperdoável, está entre os preferidos de qualquer fã da série. Depois dele o nível voltou ao normal, com filmes de mais ou menos pra ruins, com uma ou outra morte legal. Mas isso é assunto pra outra postagem. See ya later e Feliz Sexta-Feira 13...

Nenhum comentário:

Postar um comentário