Os pais deixam seus filhos sob os cuidados dos roteiristas de desenhos animados por várias horas a cada semana. Não costuma ser uma coisa lá muito inteligente, pois pra cada lição bonita sobre bondade e união, há pelo menos uma piadinha tenebrosa que a censura não percebe. E algumas, às vezes, são bem escancaradas.
5º LUGAR: A VACA E O FRANGO - MASTIGAR TAPETE
"A Vaca e o Frango" é um desenho mais conhecido por tentar ser o "Ren & Stimpy", mas só consegue ser chato e apelativo. Prova disso é um episódio que joga na cara das crianças piadas sobre motociclistas lésbicas.
O episódio começa com Vaca e Frango indo tomar café da manhã com seus pais (que são humanos), quando de repente uma gangue de motoqueiras chamada Buffalo Gals invade a casa, sem nenhuma explicação de por que escolheram logo essa casa ou por que resolveram invadí-la às 8 horas da manhã.
Lá dentro, elas ficam de joelhos e começam a... mastigar furiosamente o tapete.
Pros desavisados, "mastigar tapete" é uma referência a sexo oral feminino. Se fosse um desenho daqui, talvez tirassem barato do garoto-propaganda da Bombril ou com o item abaixo...
4º LUGAR: POKÉMON - TRAVECO PEITUDO
Alguns episódios de "Pokémon" foram proibidos fora do Japão por várias razões: por serem violentos demais, racistas ou epiléticos.
Afinal, no Japão é normal enfiar uma arma na cara de uma criança. |
Em um desses episódios, a Equipe Rocket entra em um concurso de biquínis como parte de mais um plano pra roubar o Pikachu. E como obviamente só entram garotas no concurso, isso significa que o personagem masculino James tem que usar um par de peitos gigantes como parte do disfarce.
"Hoochie Coochie, hoochie coochie..." |
Inclusive ele provoca Misty dizendo: “Talvez quando você for mais velha, tenha peitos como esses.” Esse episódio acabou sendo exibido nos Estados Unidos em 24 de junho de 2000, promovido como um “episódio perdido” e com todas as cenas de James de biquíni editadas, mas não foi mais visto após isso.
3º LUGAR: ANIMANIACS - A DEDADA EM PRINCE
O segredo para o sucesso de um desenho como "Animaniacs" é apelar tanto pra garotadinha que gosta de palhaçada e pros adolescentes que curtem piadas rápidas. Então, de repente, eles são surpreendidos com uma referência a uma dedada num cara.
Como no episódio "Hercule Yakko" (referência ao detetive Hercule Poirot de Agatha Christie, que nenhuma criança perceberia), onde os Irmãos Warner - e a Irmã Warner - são detetives em um navio à procura de um diamante roubado. Yakko também faz piada com Charlie Chan, um seriado de detetive da primeira metade do século 20 que eu acho que nem os adolescentes sabiam o que era.
Yakko pede a Dot - atenção para os trocadilhos em inglês- poeira pra impressões (dust for prints). Ela volta com o sempre mal-vestido músico pop Prince.
Yakko diz: "No, finger prints" (impressões digitais). Então Dot e Prince se olham estranho, até que ela diz: "Melhor não" e joga Prince através da escotilha. Issaí: toda a piada é que ela entendeu "finger Prince", uma gíria pra enfiar o dedo no tóba dele.
Acho que essa foi a primeira vez na história do entretenimento pra crianças que abordaram o assunto de um personagem de desenho atolar o dedo numa estrela pop. Se teve algum outro que fez isso primeiro, lembre-se de comentar, tô muito a fim de saber.
2º LUGAR: CHOWDER - A EJACULAÇÃO DO SORVETE
A estrela desse desenho é Chowder, um monstrinho azul que quer ser chef de cozinha, o que é horrível quando você percebe que seu mundo é povoado por personagens-comida, por isso, em determinado momento, ele pode estar cozinhando o cadáver de um vizinho ou um ente querido.
O episódio "Chowder e o Sr. Fugu" mostra Chowder sob os cuidados do Sr. Fugu, um monstro de tomate inchado com uma peruca azul.
Em determinado momento, Chowder compra uma estupidamente gigante e fálica casquinha de sorvete para o Sr. Fugu.
O cone, inexplicavelmente, incentiva a própria morte, dizendo a Chowder pra ele fazer um buraco nele e sugar o creme pelo fundo. Quando Chowder concorda que é uma ótima idéia, a casquinha de sorvete ironiza: "Diga isso à minha mulher, ela vive me criticando".
"Só a pontinha, vai..." |
Mas uma imagem sempre vale mais do que tentar explicar. Note como a casquinha tem o formato de duas bolas e um pênis.
Fora o banho de língua frenético que o Sr. Fugu lhe aplica.
Bom, esquece...
1º LUGAR: HOMEM-ARANHA - SÊMEN
"O Espetacular Homem-Aranha", de 2008, é considerada uma das melhores adaptações do Amigão da Vizinhança para a telinha, por causa dos diálogos inspirados e a aparição de uma tonelada de personagens do universo do Teioso, mas ainda permanecendo fiel ao material de origem. A precisão nas adaptações ajudou até mesmo personagens que normalmente seriam banidos de um desenho infantil, como a Gata Negra:
Eles mudaram algumas coisinhas. |
A Gata Negra é uma ladra/vigilante que quase sempre tenta frustrar o Homem-Aranha fazendo-o ter ereções que são impossíveis de esconder num colante e, assim, o impedir de perseguí-la sem quebrar várias leis de decência pública. Ela faz isso com o uso de insinuação sexual, um traço da personagem que o desenho decidiu que deveria ser incluído, apesar do fato de que seu público-alvo eram crianças de 10 anos de idade.
Pena que mudaram umas coisinhas... |
Por exemplo, no episódio "Mulher-Gato", o Aranha está tentando prender A Gata Negra em um laboratório, jogando sua teia em todo o lugar. Depois que é atingida na mão, a Gata avisa: "Acho bom você não sujar meu cabelo".
Pra você que não sabia: há uma brincadeira bem antiga que diz que as teias de Peter Parker são uma analogia à puberdade e sêmen. Acho que Stan Lee também pensava nisso: Peter chega ao colegial e de repente começa a esguichar material branco por todo o quarto. Voltando ao desenho, o Aranha responde à Gata com: "Relaxa, isso sai com gelo e creme de amendoim". Posso dizer com segurança que essa cena faz "O Espetacular Homem-Aranha" ser o primeiro desenho animado a dar às crianças dicas úteis sobre como tirar esperma do cabelo.