quinta-feira, 20 de novembro de 2014

TOP TRIN: FUROS DE ROTEIROS

Todo mundo odeia buracos no enredo dos filmes. Pelo menos, é isso que todos dizem. Mas, às vezes, se um filme é incrível demais, as pessoas esquecem até mesmo os furos mais retardados. Pelo menos até que algum babaca como eu faça uma lista com eles. Aproveite:


5º LUGAR: DE VOLTA PARA O FUTURO
O FILME:
Marty McFly volta no tempo, ajuda seus pais a ficarem juntos, inventa o rock and roll...

O FURO:
...e todo mundo imediatamente esquece que ele esteve lá no minuto em que ele sai.

Ninguém percebe que uma marca famosa de roupas mais tarde é nomeada depois dele e, mais importante, ninguém se toca quando sua mãe tem uma criança que se parece exatamente com ele.
Não dá pra saber o que passa na mente de um homem casado quando sua esposa dá à luz uma criança que é idêntica a um antigo amor da adolescência, mas com certeza não é "viagem no tempo". Ou o Papai George esqueceu ou houveram algumas surras secretas na casa dos McFly.
Ainda mais perturbador: o que deve ter pensado a sua mãe? A única explicação em que consigo ver um sentido do ponto de vista dela é que Marty era o Demo (ele inventou o rock and roll, afinal de contas) e a coisa toda é uma espécie de "O Bebê de Rosemary".

Além disso, ela deve ter lembrado da observação final arrepiante de Marty no palco: "Acho que vocês ainda não está prontos pra isso... mas seus filhos vão adorar."


4º LUGAR: O SEXTO SENTIDO
O FILME:
Alerta de spoiler: Bruce Willis está morto. O tempo todo. Mas não sabe disso. Ele apenas descobre que é um fantasma quando vê sua mulher largar o seu anel de casamento.

O FURO:
Mas ele não deveria ter descoberto isso antes? Todos os outros fantasmas do filme parecem estar vagando pela terra, com pouca consciência do mundo exterior. Mas Bruce continuava normal, trabalhando e tendo sua rotina do dia-a-dia, sem se incomodar com o fato de ninguém, apenas uma criança pequena tinha falado com ele em vários meses.
Que tipo de estilo de vida ele tinha antes de sua morte que o faria deixar de notar que ninguém podia vê-lo ou ouvi-lo? Ele acha que sua esposa não está falando com ele porque ele está "negligenciando o seu casamento". Nos dias logo depois que ele morreu, ele pensou que ela estava zangada com ele por levar um tiro no estômago? E o que dizer de todos os outros? Será que ele também acha que de repente todos os garçons são sacanas? Que a caixa do supermercado acha ele feio demais pra fazer contato visual com ele? Que os táxis não param porque ele é careca?
E como é que ele conseguiu o trabalho de tratar o garoto, afinal? Ninguém o contratou, sendo um fantasma. Será que ele apenas se aproxima de crianças aleatórias em igrejas e começa a lhes dar conselhos psiquiátricos de graça? Isso não é maneira de se fazer negócio, sendo fantasma ou não.


3º LUGAR: HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN
O FILME:
No final de mais uma aventura maravilhosa do bruxo, Harry usa um colar mágico de viagem no tempo pra voltar e salvar a si mesmo e seu padrinho dos dementadores do mal.

O FURO:
Esse é realmente um problema na maioria dos filmes que contêm máquinas do tempo. O filme trata a viagem no tempo como uma coisa urgente: "Fizemos isso no passado. Agora só temos alguns minutos pra voltar e parar os dementadores." NÃO, você tem todo o tempo que precisa. É viagem no tempo, caramba. Se você fracassar, basta voltar e tentar novamente.  
"OK, trigésima sétima tentativa..."
Eles também parecem sentir que têm que fazer de imediato, que não há tempo pra esperar. É CLARO que há tempo pra esperar, você tem uma máquina do tempo, porra. Faça amanhã, faça daqui a dez anos. Você já sabe que você conseguiu, você estava lá quando aconteceu. Na verdade, é a única situação em que você poderia estar onde o fracasso é impossível. É a coisa com menos suspense que se pode imaginar, mas eles tratam como um clímax de roer as unhas.  
Compre também o seu.
Estou mexendo com Harry Potter porque depois que eles usam a máquina do tempo uma vez, foi só essa. No resto da saga, todo o mundo bruxo está sob o ataque de um Hitler mágico, e eles nunca mais encontram utilidade na viagem no tempo? Apesar de todas as pessoas que morrem na série Harry Potter (depois de "Azkaban", elas começam a morrer como se fosse um filme "Sexta-Feira 13"), ele nunca volta e salva qualquer um deles? Maldito egoísta.


2º LUGAR: VIAGEM FANTÁSTICA
Você pode não ter visto esse aqui se você é do tipo que se recusa a assistir a filmes de antes de você nascer. Esse é de um tempo melhor, quando os homens eram homens, títulos de filmes lhe diziam exatamente o que esperar (dica: uma aventura que é fantástica) e Raquel Welch em um macacão era a coisa mais próxima de pornografia que um homem poderia chegar.

O FILME:
Uma equipe de cientistas encolhe-se pra ir pra dentro do corpo de um paciente em um pequeno submarino, a fim de corrigir um coágulo de sangue no cérebro. Eles têm apenas uma hora até que voltem ao tamanho normal.

O FURO:
Não peço que você fique dentro dos limites da física, mas que pelo menos siga as regras. No final do filme, o pequeno submarino da tripulação é destruído, mas o time consegue sair do corpo do cara pouco antes de voltar ao normal. O único problema é que eles deixam os destroços do submarino miniaturizado pra trás. É ruim exatamente como você pensou.
E teve gente que se importou com esse rombo no enredo. Quando um dos maiores escritores de ficção científica, Issac Asimov, foi contratado pra escrever a novelização do filme, ressaltou o buraco para os produtores.
Os produtores disseram que o Sr. Asimov poderia calar a boca e mantiveram do jeito que estava. Asimov foi em frente e mudou o final do livro pra fazer sentido. Chupa, Hollywood...


1º LUGAR: GUERRA NAS ESTRELAS - O IMPÉRIO CONTRA-ATACA
Tive que deixar esse como número 1 não por causa do tamanho do furo no enredo, mas porque é GUERRA NAS ESTRELAS, caramba.  Issaí, nerdaiada, o indiscutivelmente melhor da série também tem sua brecha.

O FILME:
Você conhece o enredo, então vamos em frente.

O FURO:
Temos a famosa seqüência em que Luke é treinado por Yoda em Dagobah. Pra quebrar a seqüência, o filme corta para a Millennium Falcon sendo perseguida pelo Império até a Cidade das Nuvens de Lando. Quando eles chegam, são capturados, momento em que Luke terminou seu treinamento.
Isso não funciona. Eles foram perseguidos por meses? Ou foi Luke que treinou apenas em uma tarde? Ou nós fomos poupados de algumas cenas estendidas a bordo da Millennium Falcon mostrando fome e debates sobre quando eles teriam que comer Chewbacca, ou se tornar um Jedi é mais fácil do que conseguir uma medalha de escoteiro.
Todo o processo de treinamento Jedi.
A última explicação parece mais plausível, já que só nos mostra que Luke é mais chorão do que parecia. Fala como um ingrato, está sendo ensinado a ter habilidades de um Deus em cerca de seis horas e reclama no processo todo. Significa também que a insistência de Yoda de Jedis começarem seu treinamento quando crianças não é por causa de um treinamento longo e árduo, mas porque ele se diverte com a idéia das crianças saberem como sufocar um ao outro com suas mentes.
A verdade é que, quando Luke tenta sair, Yoda insiste que a formação não acabou. Mas quando Luke retorna ao Planeta de Pântano em "O Retorno de Jedi" pra terminá-lo, Yoda diz que não há mais nada pra aprender. Em seguida, vemos que o teste final que Luke tem que passar pra se tornar um Jedi é derrotar Darth Vader, o Jedi mais poderoso do universo, o que parece um enorme salto de dificuldade depois de sua sessão de treinamento de um dia. Isso seria como se a fase final do seu teste de habilitação fosse vencer a Indy 500.

Então, pra responder à pergunta: em que ponto George Lucas parou de prestar atenção? No meio do segundo filme, talvez. Mas não parei por aqui, mais brechas de roteiro estão a caminho. Então preste atenção e envie alguns também. See ya later...

2 comentários:

  1. kkkkk o vira-tempo do Harry Potter faz todo o sentido!!! Puta furo de roteiro mesmo...

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    1. Pois é, brother. Todo roteiro que usa viagem no tempo não tem furo, tem cratera.

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